• Carregando...
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a vacina da Pfizer é a única disponível no momento para a primeira aplicação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a vacina da Pfizer é a única disponível no momento para a primeira aplicação.| Foto: Ricardo Marajo / SMCS

A vacinação de gestantes contra a Covid-19 em Curitiba está sendo feita apenas com doses da vacina da Pfizer. A informação foi confirmada à Gazeta do Povo pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (11), depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado que esse público não seja imunizado com a vacina Covishield, produzida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford e fabricada no Brasil pela FioCruz.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

De acordo com a orientação da Anvisa, deve ser seguida a bula do imunizante, que atualmente não recomenda o uso em gestantes sem orientação médica. A medida foi tomada, segundo a agência, como resultado do monitoramento constante feito pela Anvisa em relação às vacinas contra a Covid-19 em uso no país.

Em Curitiba a vacinação das grávidas está sendo feita toda com doses da Pfizer porque segundo a Saúde municipal é o único imunizante disponível para a primeira aplicação. Há um pequeno estoque de Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, mas que está sendo administrado na segunda aplicação em idosos. A vacinação em pacientes com comorbidades segue sem interrupção nesta terça-feira.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) explicou à Gazeta do Povo que está monitorando a vacinação de grávidas com as doses da AstraZeneca em todo o Paraná. A Sesa não confirmou quantas gestantes receberam essa vacina no estado, e explicou que está analisando junto ao Plano Nacional de Imunização quais medidas serão tomadas junto a esse público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]