• Carregando...
Secretário da Saúde do Paraná Beto Preto em entrevista para falar sobre o coronavírus.
Secretário da Saúde do Paraná Beto Preto em entrevista para falar sobre o coronavírus.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

Mesmo que os primeiros casos suspeitos de coronavírus tenham sido descartados, o Paraná segue em alerta para a eventual chegada da nova cepa do vírus no estado. “Não há motivo para alarde, mas estamos num momento de globalização da economia, as pessoas vêm e vão”, justificou o secretário de estado de saúde, Beto Preto, em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (29).

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com isso, o governo do estado decidiu instituir o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes) grupo formado por profissionais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) que vai gerir as ações estaduais para prevenir e combater infecções provocadas pelo vírus.

O grupo, composto por servidores das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, da atenção primária, da urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e do Laboratório Central do Estado, foi criado na segunda-feira (27) e terá reuniões diárias para discutir a situação e possíveis ações a serem realizadas no estado. Além disso, será responsável por manter o diálogo com órgãos municipais e federais, para atuação em conjunto.

Conforme a Sesa, uma decisões do grupo foi a de estabelecer o Complexo do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, e Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, como centros de referência para receber a avaliar casos suspeitos. Cada macrorregião do estado também terá um centro de referência. A responsabilidade sobre os exames para confirmação ou não das suspeitas será do Laboratório Central do Estado.

Notificação e avaliação

A Sesa informou ainda que, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, irá notificar todos os casos de infecção respiratória associados a passagens pela China até 15 dias antes da manifestação dos sintomas ou contato recente com pessoas que estiveram na China.

Para acelerar a identificação do vírus, a primeira avaliação será feita pelo Lacen, que realiza um exame que identifica o vírus influenza, cujo resultado pode ser obtido em até 48 horas. Conforme os profissionais do laboratório, não há coinfecção dos vírus, assim, quando o influenza é identificado, o coronavírus é descartado.

Os exames que identificam a nova cepa do coronavírus são realizados pela Fiocruz e os resultados saem em até uma semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]