• Carregando...
Grupo teve origem na Escola Popular Alemã Católica, fundada pelo padre Franz Auling (na primeira fileira, ao centro) em 1896.
Grupo teve origem na Escola Popular Alemã Católica, fundada pelo padre Franz Auling (na primeira fileira, ao centro) em 1896.| Foto: Divulgação

O Grupo Educacional Bom Jesus, fundado em Curitiba e hoje presente em outros municípios paranaenses e mais quatro estados, completa 125 anos nesta terça-feira (11) lançando uma campanha enfatizando seus ideais, inspirados em São Francisco de Assis – a instituição é vinculada à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

“Nesse momento pandêmico, vimos muitos discursos de ódio e de violência nas redes sociais, relacionamentos interpessoais complicados, pessoas estressadas por essa restrição da mobilidade. Por isso, decidimos enfatizar ainda mais nossos valores franciscanos em nossos materiais e num conceito que chamamos de amorografia, transmitindo uma cultura de paz não só para nossos alunos, professores e funcionários, mas também para os pais”, explica o diretor-geral do grupo, Jorge Apóstolos Siarcos. A divulgação será feita on-line e tem um perfil de Instagram, amorografia.oficial, com o objetivo de ir além da comunidade escolar e universitária.

O Grupo Bom Jesus teve início em 1896, com a fundação da Escola Popular Alemã Católica, que em 1902 passou a ser administrada pelos frades franciscanos e foi transferida para a rua 24 de Maio. Em 1909, foi fundada a Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, e dois anos depois foi construída a sede da escola, ao lado da igreja, na rua Alferes Poli.

Nessa trajetória, o grupo superou adversidades: em 1920, a escola foi destruída por um incêndio e depois reconstruída pela comunidade; em 1938, com o Decreto Federal de Nacionalização, a Escola Popular Alemã Católica foi fechada.

No pós-guerra, foi fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, mantenedora do colégio, em 1955, e três anos depois teve início a construção do icônico prédio na rua 24 de Maio.

Construindo e incorporando outras unidades, o Grupo Bom Jesus foi se tornando um dos maiores da área de educação no país. Hoje, abrange sete marcas - Colégio Bom Jesus; FAE Centro Universitário; editora Bom Jesus; Teatro Bom Jesus; LaCe – Language Center; Gráfica Bom Jesus; e Valor Brasil – produtos promocionais - e tem presença no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. São cerca de 30 mil alunos da educação básica ao ensino superior atendidos diretamente, sem contar os de convênios, e mais de 4,1 mil funcionários.

Desde o centenário, o Bom Jesus desenvolve um projeto estratégico para alinhar a proposta pedagógica do grupo. A unidade mais recente é o Colégio Bom Jesus Seminário, que funciona no local do antigo Novo Ateneu desde o início de 2021. Uma nova unidade da FAE Business School em Itajaí (SC), com cursos de pós-graduação e executivos, terá alguns começando já no primeiro semestre, mas o funcionamento principal terá início no segundo semestre. Um novo Colégio Bom Jesus também será aberto em Porto Belo (SC), mas o prazo não foi informado.

“Estamos com todas as unidades abertas. Mesmo com a pandemia, conseguimos manter o tamanho do grupo. Isso mostra nossa credibilidade junto aos pais. É o maior bem que temos”, acrescenta o diretor-geral. “O conhecimento científico mudou em 125 anos e continuará mudando, o formato (pedagógico) muda também, como vimos durante a pandemia, mas os valores não se perdem. Com investimentos em tecnologia e capacitação, não perdemos o foco.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]