• Carregando...
Fechada desde novembro de 2023 por conta das fortes chuvas, a Gruta dos Jesuítas, principal atração do Parque Estadual de Campinhos (PEC), foi reaberta para visitação na última quinta-feira (4).
Fechada desde novembro de 2023 por conta das fortes chuvas, a Gruta dos Jesuítas, principal atração do Parque Estadual de Campinhos (PEC), foi reaberta para visitação na última quinta-feira (4).| Foto: Carlos Vicelli/IAT

Após sofrer interdição em novembro de 2023, por conta de danos estruturais causados pelas chuvas, a Gruta dos Jesuítas, principal atração do Parque Estadual de Campinhos (PEC), reabriu na última quinta-feira (4). Apesar da liberação após perícia técnica do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná, a gerência da caverna não descarta novos fechamentos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com uma área de 336,98 hectares, o parque abrange parte dos municípios de Tunas do Paraná e Cerro Azul, que compõem o lado norte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A Gruta dos Jesuítas é a quinta maior do estado e possui extensão de aproximadamente 550 metros.

Embora as notícias sejam positivas sobre a reabertura da atração natural, a gerente do parque, Eloise Regina Medeiros, salienta que novas interdições não estão descartadas em caso de intempéries climáticas e que a segurança está em primeiro plano. "Em uma nova sequência de chuvas, a caverna pode ser fechada para visitação a qualquer momento. Tudo vai depender da situação climática".

Expectativa de recorde de visitantes em janeiro

O período de férias escolares deve proporcionar ao parque números ainda melhores que os conquistados no mesmo período em 2023. Tudo depende, novamente, das chuvas do mês, que segundo Eloise, vão mensurar a visitação durante o início do ano.

"Nossa expectativa é que as visitas em janeiro superem o número de 1.085 pessoa recebidas em 2023. Claro que isso está atrelado, mais uma vez, às questões climáticas. A característica do passeio e mesmo o deslocamento tem total relação com as condições climáticas que são apresentadas", explicou.

O passeio pela Gruta dos Jesuítas acontece de segunda à sexta, das 8h às 17h. Nos fins de semana e feriados são apenas dois horários: 10h30 e 14h30. A entrada na caverna é permitida para pessoas a partir de seis anos e não há cobrança de ingresso. Já o Parque Estadual de Campinhos recebe visitantes todos os dias da semana, exceto às terças-feiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]