• Carregando...
Helder Lazarotto (PSD) foi eleito prefeito de Colombo.
Helder Lazarotto (PSD) foi eleito prefeito de Colombo.| Foto: Divulgação

Quebrando uma hegemonia política de oito anos, a prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, será governada a partir do ano que vem por Helder Lazarotto (PSD). Com 41.789 votos - o equivalente a 43,97% do total - ele foi eleito o novo prefeito da cidade, tendo como vice Professor Alcione (Republicanos). Na disputa, ele superou Sérgio Pinheiro (DEM), atual vice-prefeito e que contava com o apoio de Beti Pavin (PSDB), que governou o município por quatro mandatos, inclusive os dois últimos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Helder teve como um dos principais trunfos da campanha o apoio declarado do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que participou de algumas atividades no município com o candidato. Na última segunda-feira (17), o prefeito eleito fez uma live no Facebook, na qual agradeceu os eleitores e citou o aliado político. "Com o apoio do governador Ratinho Junior, vamos fazer uma administração diferenciada, trazendo Colombo para a modernidade administrativa", declarou.

Durante a campanha, Helder Lazarotto enfatizou em seu discurso propostas para "modernização da cidade" e "valorização das pessoas". Um dos focos principais foi a área de saúde, na qual colocou em seu plano de governo a construção do Hospital Geral de Colombo, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil e adulto, e atendimento especializado de alta complexidade. Estão previstas ainda a abertura de duas unidades de Pronto Atendimento 24 horas e a contratação de 120 médicos e profissionais de saúde.

Na educação, Helder pretende implantar gradativamente o ensino em tempo integral e aumentar o número de vagas na educação infantil. Reforçar a Guarda Municipal e instalar câmeras de segurança são as principais propostas no campo da segurança pública. "A desburocratização dos serviços públicos, valorização e capacitação de seus servidores, com a facilidade no acesso aos serviços, precisam sim de uma drástica mudança em nossa cidade", defendeu ainda em seu plano de governo.

Quem é Helder Lazarotto

Helder Lazarotto tem 59 anos, é formado em Teologia e tem especialização em gestão pública e administração hospitalar. Foi secretário de Saúde não apenas em Colombo, mas também no município vizinho de Campina Grande do Sul. Mais recentemente, foi diretor da 2ª Regional de Saúde e vice-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná.

Em 2008 se elegeu vereador, exercendo o mandato até 2012. Disputou a prefeitura de Colombo pela primeira vez em 2016, recebendo 27,95% dos votos e perdendo a disputa para Beti Pavin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]