• Carregando...
Redução no estoque de sangue preocupa Hemepar
Redução no estoque de sangue preocupa Hemepar| Foto: Divulgação/Sesa

Com estoque suficiente para somente um dia de fornecimento aos 42 hospitais atendidos na Grande Curitiba, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pede que os curitibanos realizem doação de sangue com urgência. Contabilizado nesta quinta-feira (25), o estoque conta com 61 bolsas de sangue do tipo A, 59 bolsas de sangue do tipo AB, 94 bolsas de sangue do tipo O e 48 bolsas de sangue do tipo B.

Segundo a diretora do centro, Liana Andrade, a baixa no comparecimento de doadores, combinada ao aumento de atendimento nos casos de trauma, têm ocasionado o desequilíbrio. “Os números de agravos como traumas agudos e situações clínicas têm aumentado. Com isso, muitas solicitações de transfusão não estão sendo atendidas em sua totalidade”, afirma.

Entre as instituições atendidas pelo Hemepar estão os grandes hospitais com porta aberta para o trauma agudo: Hospital Evangélico Mackenzie, Hospital do Trabalhador, Hospital Cajuru, Hospital do Rocio em Campo Largo e Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.

Doação precisa ser agendada

Todas as pessoas que estiverem bem de saúde, com mais de 51 quilos e que tenham entre 16 e 69 anos podem doar, mas é necessário fazer o agendamento prévio, para evitar aglomerações neste momento de pandemia. O horário pode ser agendado online por esta página.

O Hemepar segue protocolos de segurança para a Covid-19 como o agendamento e recepção de 8 pessoas a cada 30 minutos para evitar aglomeração, além da utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer a doação de sangue, mas precisam aguardar um período estipulado para cada tipo de vacina. “A vacina Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue; já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, pede o intervalo de 7 dias para a doação”, afirma Liana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]