• Carregando...
Igreja do Orleans em Curitiba.
Igreja do Orleans em Curitiba.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo/Arquivo

Nova resolução da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) publicada quarta-feira (6) aumenta de 50% para 70% a permissão de ocupação de igrejas e outros templos religiosos em todo o Paraná. A resolução 927/2021 mantém a obrigação do distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas, o uso obrigatório de máscara e a disponibilidade de álcool gel como formas de prevenir a transmissão da Covid-19.

RECEBA NO WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ

"Antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outros", enfatiza a resolução em vigência.

Apesar da liberação de mais público, a Sesa mantém na nova resolução a orientação para que, sempre que possível, as celebrações religiosas sejam feitas de forma virtual. A Secretaria de Saúde também recomenda que idosos e pessoas do grupo de risco, como hipertensos, diabéticos e gestantes, evitem ir às igrejas e templos.

Também segue a orientação da Sesa para que os templos evitem cantos de louvores, o que aumenta o risco de contágio. Neste caso, a orientação é para que se opte por música tocada em aparelhos eletrônicos ou intrumental. Além disso, os recipientes de coleta devem "em hipótese alguma circular pelas mãos das pessoas" durante os cultos, enfatiza a resolução. Elmentos de consagração coletiva, como dispensadores de água benta na igreja católica, devem ser bloqueados.

Por último, a Sesa alerta para que o ambiente de igrejas e templos seja mantido ventilado constantemente com abertura do máximo possível de janelas e portas.

“É importante lembrar que a mudança nas orientações não é um relaxamento nas medidas. Estamos trabalhando dentro da realidade epidemiológica do Paraná e é importante que as pessoas mantenham os cuidados não farmacológicos, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social”, enfatiza o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]