i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Campos Gerais

Há um ano funcionando em contêineres, IML de Ponta Grossa será alocado em delegacia

  • PorCélio Yano
  • 25/09/2019 20:33
IML que atende 28 municípios dos Campos Gerais funciona em dois contêineres desde agosto de 2018
IML que atende 28 municípios dos Campos Gerais funciona em dois contêineres desde agosto de 2018| Foto: Reprodução

Após mais de um ano funcionando de forma improvisada em contêineres frigoríficos, o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, terá suas atividades transferidas para o imóvel do 3ª Distrito Policial, localizado no bairro Jardim Carvalho. A medida, também em caráter temporário, deve aliviar a situação dos 14 funcionários e dos familiares atendidos pelo órgão, que aguarda uma nova sede ao menos desde 2012.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), a subsede do Instituto de Criminalística também passará a ser abrigada no imóvel. De acordo com a Polícia Civil, a transferência está confirmada, mas ainda não há uma previsão de quando deve ocorrer.

A unidade improvisada em contêineres, onde o IML passou a atender em agosto de 2018, deveria ser uma solução provisória, até que a sede do órgão na cidade, no bairro Nova Rússia, fosse reformado. O problema é que não houve interessados nas duas licitações realizadas para a execução das obras. Uma contratação emergencial com dispensa de licitação chegou a ser autorizada, mas novamente não houve empresa interessada no processo.

No último mês de junho, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) teve de realizar pregão para renovar a locação de contêineres e manter o IML funcionando, já que o contrato anterior venceu.

As estruturas, alugadas a um custo de R$ 73.110 para um período de 12 meses, estão instaladas em área anexa ao Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa, no bairro Uvaranas. São dois contêineres frigoríficos de 6 metros de comprimento, 2,40 m de largura e 2,30 m de altura, com motor de refrigeração para controle de temperatura entre -20°C e 10°C, iluminação interna e divisória interna para isolamento de região para receber familiares dos mortos.

Corpos em estado de putrefação avançado, sem condições de serem recebidos no local, são transferidos para a unidade de Curitiba, a cerca de 115 km de distância.

UEPG finaliza projeto de para nova sede do IML

Alternativa à reforma da sede do IML, uma solução mais definitiva para os problemas enfrentados pelo órgão é a construção de uma nova sede, projeto em andamento por meio de parceria entre Polícia Científica e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto arquitetônico e o termo de referência foram finalizados nesta semana e, na sequência, serão licitados projetos complementares de engenharia (estrutural e instalações elétricas, hidráulicas e de prevenção de incêndio).

A ideia é que, juntamente com o IML, seja construída uma ala destinada ao Centro de Estudos Anatômicos, voltado para os cursos da área de saúde da instituição. A estrutura deve abrigar ainda o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da prefeitura, órgão destinado à análise de mortes naturais de pessoas que não tinham acompanhamento médico. Por enquanto ainda não há uma previsão para a licitação da obra.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Emerson

    ± 0 minutos

    A Cidade de Ponta Grossa, assim como outras mais, merecia uma sede modelo para o IML e outros orgãos mais, como o Núcleo Regional de Educação o qual a cada nova chuva inunda e destrói materiais. Onde estão os "representantes" de nossa cidade nas esferas do poder???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • K

      Klin

      ± 3 horas

      Que beleeeeza! Assim os defuntos para serem identificados não precisam ser deslocados! Dale segurança pública!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        William Munny

        ± 15 horas

        Isso é falta de respeito não só com os funcionários, mas, principalmente, com as famílias pela falta de infraestrutura para atender dignamente. Mas, o Rato não foge à regra. Então, Rato e Beto Barganha tudo a ver!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.