Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caged

Indústrias paranaenses têm saldo positivo na geração de empregos em fevereiro

Em fevereiro, setor alimentício criou 874 novos postos de trabalho na indústria paranaense (Foto: Gelson Bampi / FIEP)

Ouça este conteúdo

O Paraná registrou um aumento de 78% no saldo de empregos na indústria no mês de fevereiro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Descontadas as demissões no período, foram criados 9.411 novos postos de trabalho no setor. Os dados fazem parte do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do IBGE, divulgado na última terça-feira (30).

Somados, os meses de janeiro e fevereiro acumulam um saldo positivo de 18.630 novos empregos na indústria. Confecções e artigos de vestuário, madeira, máquinas e equipamentos, metais, móveis e alimentos tiveram os melhores resultados. Segundo análise da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o setor automotivo mostra sinais de recuperação após seguidas perdas na pandemia. Já o setor de bebidas apresentou saldo negativo, com mais demissões que contratações no período.

Em nota publicada no site da Fiep, o economista Evânio Felippe considera que apesar do saldo positivo o momento é de cautela. Segundo ele, o agravamento da pandemia no Paraná deve trazer reflexos na atividade produtiva e no mercado de trabalho formal da indústria. O consumo de produtos industrializados também tende a cair nos próximos meses, alerta o economista.

“Com o fechamento do comércio e de serviços, muita gente ficou sem renda e os recursos previstos nos programas de auxílio, divulgados pelo Governo Federal este ano, serão bem menores e destinados a menos pessoas do que no ano passado”, explicou na nota. “Isso deve reduzir as vendas e a produção nas fábricas, comprometendo uma recuperação mais vigorosa da economia brasileira este ano”, previu o economista.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.