• Carregando...
Em fevereiro, setor alimentício criou 874 novos postos de trabalho na indústria paranaense
Em fevereiro, setor alimentício criou 874 novos postos de trabalho na indústria paranaense| Foto: Gelson Bampi / FIEP

O Paraná registrou um aumento de 78% no saldo de empregos na indústria no mês de fevereiro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Descontadas as demissões no período, foram criados 9.411 novos postos de trabalho no setor. Os dados fazem parte do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do IBGE, divulgado na última terça-feira (30).

Somados, os meses de janeiro e fevereiro acumulam um saldo positivo de 18.630 novos empregos na indústria. Confecções e artigos de vestuário, madeira, máquinas e equipamentos, metais, móveis e alimentos tiveram os melhores resultados. Segundo análise da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o setor automotivo mostra sinais de recuperação após seguidas perdas na pandemia. Já o setor de bebidas apresentou saldo negativo, com mais demissões que contratações no período.

Em nota publicada no site da Fiep, o economista Evânio Felippe considera que apesar do saldo positivo o momento é de cautela. Segundo ele, o agravamento da pandemia no Paraná deve trazer reflexos na atividade produtiva e no mercado de trabalho formal da indústria. O consumo de produtos industrializados também tende a cair nos próximos meses, alerta o economista.

“Com o fechamento do comércio e de serviços, muita gente ficou sem renda e os recursos previstos nos programas de auxílio, divulgados pelo Governo Federal este ano, serão bem menores e destinados a menos pessoas do que no ano passado”, explicou na nota. “Isso deve reduzir as vendas e a produção nas fábricas, comprometendo uma recuperação mais vigorosa da economia brasileira este ano”, previu o economista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]