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  • W

    WILSON PAULO BETTEGA

    ± 53 minutos

    Desculpe-me o Senhor Ricardo Thiessen foi ou é DA CAGEPAR do saneamento do LITORAL, mas não muda muito pois ao pisarmos nas águas dos RIOS QUE DESEMBOCAM NO MAR, tem sempre uma PLAQUINHA "PROIBIDO BANHO" local POLUÍDO.

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  • W

    WILSON PAULO BETTEGA

    ± 1 horas

    O Senhor Ricardo Thiessen deve ser aquele que é ou foi Presidente da AGEPAR que concedeu NUM LONGO PERÍODO um BELO REAJUSTE DAS TARIFAS MUITO ACIMA DA INFLAÇÃO e os ACIONISTAS AGRADECEM PRAZEIROSAMENTE, deveria se AQUIETAR.

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  • W

    WILSON PAULO BETTEGA

    ± 1 horas

    Quando a SANEPAR INVESTE EM SANEAMENTO SE CONSTATAMOS QUE TODOS OS PRINCIPAIS RIOS DO PARANÁ ESTÃO POLUÍDOS??? FALÁCIA E MARKETING E NADA MAIS....

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  • 3

    36293385934

    ± 14 horas

    Nesse ponto podemos dar crédito a Estatal que se 'expandiu muito mesmo" para dentro do bolso dos usuários sem uma justificativa plausível porque, taxas absurdas além da inflação e falta, falha na entrega do produto a qual a qualifica principalmente no litoral com 2 , 3,4 dias sem água. Nós paranaenses somos obrigado a "engolir" empurram nos "goela abaixo" essa água contaminada com defensivos agrícola conforme já constatado. PRIVATIZAÇÃO JÁ!

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  • R

    Ricardo Thiessen

    ± 16 horas

    [7] Portanto, o informe mencionado na reportagem tem forte vocação para atender aos interesses de grupos privados e menor interesse nas externalidades positivas do saneamento básico em si. Infelizmente, esta reportagem tão somente replicou informações parciais sem promover uma análise crítica dos dados divulgados.

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  • A

    A. Dal P. M.

    ± 16 horas

    Sem querer ser advogado do diabo mas.... 1) A iniciativa privada chegou agora. Tem que construir tudo enquanto a Sanepar faz manutenção e expande para localidades que não chegou esgoto. Logo, é obvio que a iniciativa privada tem que investir mais por ligação de água. Se não fosse assim seria muito estranho. 2) "Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Concessionaria Privadas", claro que trará dados que as beneficiam, ainda mais num momento que a Sanepar esta em foco devido ao anuncio de reajuste. Conveniente não? 3) No Paraná, nas localidades atendidas pela Sanepar, já existe a universalização de tratamento e distribuição de água. Logo o investimento deve ser apenas em esgoto.

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  • R

    Ricardo Thiessen

    ± 16 horas

    [6] Ainda, se o valor numérico do "investimento" apontado na página 46 do documento é fruto da relação investimento em obra/número de ligações beneficiadas, será que o dinheiro está sendo empregado da maneira mais eficiente? Há forte suspeita de que o maior investimento não resulte em benefícios proporcionalmente maiores.

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    Ricardo Thiessen

    ± 16 horas

    [5] Além disso, o informe das privadas traz que o "investimento" por execução de ligação de água ou de ligação de esgoto seria maior em Paranaguá do que o é no restante do Paraná (página 46). Cabe ressaltar, porém, que o custo maior pela execução da ligação é totalmente repassado ao consumidor: são cobrados do munícipe R$ 725,95 por uma ligação de esgoto residencial e R$ 751,19 por uma ligação de água residencial. Se o investimento é maior, não significa que se trate de generosidade do grupo privado que atua em Paranaguá: é dinheiro do usuário do sistema.

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  • R

    Ricardo Thiessen

    ± 16 horas

    [4] Quem vai pagar pela reconstrução de todo o sistema de drenagem de Paranaguá? A empresa privada é que não o fará.

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  • R

    Ricardo Thiessen

    ± 16 horas

    [3] No entanto, o informe omite passivos que as companhias privadas deixam para o Estado. O melhor exemplo desses passivos é justamente no Paraná, em Paranaguá, onde a empresa particular alardeia cobrir 90% do município (na página 47; na página 46 divulga 95,9%) com coleta de esgoto quando, na verdade, em parte considerável de Paranaguá a concessionária se utiliza das tubulações do sistema de drenagem (que deveriam ser de uso exclusivo para água de chuva) que já existiam antes do início da concessão e, como consequência, o sistema está deteriorando pela agressividade do esgoto doméstico.

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  • R

    Ricardo Thiessen

    ± 16 horas

    [2] O informe da associação das privadas faz comparações bastante pontuais em situações onde o cenário parece ser favorável às concessões e às PPPs.

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  • R

    Ricardo Thiessen

    ± 16 horas

    [1] Lamentável essa reportagem. O texto está mais para panfletagem a serviço de interesses privados do que para jornalismo. O texto baseou-se tão somente em um informe de cunho estratégico, elaborado pelos prestadores privados de serviços de saneamento básico para fazer frente à campanha da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) contra a Medida Provisória 868/2018 (que altera o marco legal do saneamento visando atender o interesse de grupos econômicos de assumir a prestação de serviços de água e esgoto onde é lucrativo, deixando o encargo das regiões deficitárias ao Estado).

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  • R

    Rafael

    ± 16 horas

    Enquanto isso, nos países desenvolvidos, a privatização foi abandonada por causa da qualidade dos serviços em baixa e dos preços elevados. Sem contar que estes dados apresentados são, no mínimo, suspeitos. Afinal, foram produzidos por empresas privadas para defender a privatização. Que piada. Me poupe..

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    David de Carvalho

    ± 17 horas

    Enquanto isso na Inglaterra e Alemanha,. países notoriamente de esquerda e atrasados, as empresas de água e saneamento estão sendo reestatizadas.

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    1 Respostas
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      Rafael

      ± 16 horas

      Dãã. São os países mais desenvolvidos. E de esquerda têm muito pouco. Que piada. Se informe melhor e escreva corretamente; com a pontuação adequada, de preferência.

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    ALEXANDRE JOSE D. GONCALVES

    ± 17 horas

    Me parece que a parceria está dando certo, mas a que custo para a população? Não basta interligar a água e o esgoto, se o valor da tarifa não for popular. Se aumentar o que se paga hoje, da mesma forma, o povo continuará a não acessar os serviços por inadimplência... O mesmo pode se dizer do serviço de gás natural. Se privatizar, o preço atual de R$ 4,37/m³ da Compagas (empresa de economia mista) vai para R$ 5,83/m³ (33% mais caro), com fatura mínima de quase R$ 9,92, como ocorre com a privada Comgás de São Paulo? Antes de aplaudir cegamente a privatização geral e irrestrita, deve-se avaliar bem qual será o preço da troca.

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