Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Manifesto

Juristas emitem nota de solidariedade a desembargador José Maurício

Desembargador José Maurício Pinto de Almeida (Foto: )

Ouça este conteúdo

Alunos e ex-alunos do desembargador José Maurício Pinto de Almeida lideram um abaixo assinado da comunidade jurídica em repúdio à decisão do Órgão Especial do TJPR de abrir Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o magistrado, “sob o falso pretexto de que ele teria cometido a ‘infração’ de adiar por 77 dias – em meio ao recesso judiciário de fim de ano, frise-se – o julgamento de 24 processos não urgentes que se encontravam sob sua relatoria na 2.ª Câmara Criminal”.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Almeida, que é considerado um desembargador rígido, que condenou à prisão ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na Operação Diários Secretos - que investigou um esquema milionário de desvio de dinheiro pela contratação de funcionários fantasmas na assembleia - é alvo do primeiro processo disciplinar da história do Tribunal de Justiça do Paraná.

“Todos os precedentes nos levam a acreditar que, ao contrário do frágil motivo alegado, a decisão denota clara intenção de promover perseguição pessoal a um juiz íntegro, sem ser arrogante; justo sem ser desumano; competente por conhecer o Direito como poucos e exercê-lo como missão de vida; rigoroso contra a corrupção por ter como princípio a defesa da moralidade e do interesse público”, diz o manifesto.

VEJA TAMBÉM:

“O corolário dessas verdades (que nada têm de secretas) é que, se é impossível extirpar do meio alguém que se mostra corajoso e incorruptível, convém que se lhe aplique no mínimo um processo de humilhação, ainda que para tal sirvam-se de firulas pretensamente jurídicas e regimentais – como esta de tentar lhe impor punição por, a bem da Justiça, adiar o julgamento de alguns processos por algumas semanas, quando se sabe escaninhos do Tribunal guardam feitos que esperam por julgamento há anos”, destacam os signatários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.