• Carregando...
Vista aérea da cidade de Laranjal
Vista aérea da cidade de Laranjal| Foto: Divulgação/Prefeitura de Laranjal

O município de Laranjal, na região Central do Paraná, é o único entre os 399 do estado que não teve registro de Covid-19 entre seus moradores até agora, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Boa Ventura de São Roque, na mesma região e que também não tinha casos, confirmou dois testes positivos nesta semana.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Um diagnóstico da doença chegou a ser atribuído a Laranjal no dia 25 de julho, mas no último dia 1º foi alterado para Maringá, no Noroeste do estado. A divergência ocorreu porque o paciente tinha endereço em Laranjal no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS), mas é morador de Maringá há mais de dois anos.

Para o secretário municipal de saúde do pequeno município, que tem menos de 6 mil habiantes, Sérgio Lemos, a situação se deve ao trabalho realizado tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. “Temos quase 300 moradores que saem diariamente da cidade para trabalhar na cooperativa Unitá, em Ubiratã”, conta. “Para isso, são tomadas todas as providências, a começar pela medição individual da temperatura dos funcionários antes do embarque nos ônibus da empresa.”

Por parte do município, a estratégia, baseada na prevenção, inclui um trabalho de conscientização com o comércio, além da orientação da população, distribuição de máscaras respiratórias e álcool em gel. Uma sala da secretaria de saúde também passou a ser destinada exclusivamente para o atendimento a pacientes com suspeita de Covid.

Até agora, 57 casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus foram descartados na cidade. Há, no momento, sete pacientes com suspeita da doença. Em todo o Paraná, já são 136.391 casos confirmados e 3.411 óbitos decorrentes de complicações provocadas pelo vírus, segundo o último boletim epidemiológico da Sesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]