• Carregando...
Em depósito de empresa de um dos investigados, polícia apreende jet ski
Em depósito de empresa de um dos investigados, polícia apreende jet ski| Foto: Divulgação/Polícia Federal no Estado do Paraná

A Polícia Federal (PF), com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou a operação Follow The Money (siga o dinheiro, em português), na manhã desta quarta-feira (6). A operação investiga a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas que movimentou mais de R$ 2 bilhões, envolvendo quase 500 contas bancárias.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Os dois principais líderes do grupo foram presos - nas cidades de Curitiba e de Balneário Camboriú - e estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e Ceará, com o bloqueio dos bens dos investigados, como contas bancárias, imóveis urbanos e rurais, veículos de luxo, caminhões e maquinários agrícolas.

Segundo a PF, os indícios são de que a organização criminosa utilizava formas diversas para a lavagem de dinheiro, como negócios simulados com imóveis, veículos, transportes e na área de óleos e lubrificantes.

A investigação está concentrada em análises financeiras e patrimoniais dos suspeitos, que fizeram a movimentação bilionária. Com apoio da Receita Federal, foram realizadas análises fiscais que permitiram reforçar as conclusões de uso de diversas empresas para ocultar os ganhos ilícitos advindos do tráfico de drogas.

Durante o período das investigações, a polícia encontrou 704 quilos de cocaína no interior de lixeiras com destino ao Nordeste, em março de 2021. Outros 945 quilos de cocaína foram localizados a 407 quilômetros da costa brasileira.

Na operação deflagrada nesta quarta-feira foram envolvidos cerca de 200 policiais e 20 auditores da Receita Federal. O total do prejuízo ainda está sendo calculado, informa a PF.

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão se estende pelas cidades de Curitiba (PR), Tijucas do Sul (PR), Campina Grande do Sul (PR), Matinhos (PR), Pinhais (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Santo Antônio do Sudoeste (PR), Londrina (PR), Loanda (PR), Piraquara (PR), Pontal do Sul (PR), Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC), Dionisio Cerqueira (SC), Barra Velha (SC) e Itapoá (SC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]