• Carregando...
Mesmo com alta ocupação de UTIs para Covid-19, cidade vê pandemia “sob controle”
| Foto: Prefeitura de Cascavel

Nesta quarta-feira (27), Cascavel, no Oeste do Paraná, registrou 90% na ocupação de leitos exclusivos para a Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do município. Apesar do número alto – que vinha se mantendo em 60% – outros indicadores são apontados pela prefeitura municipal para afirmar que a situação está sob controle.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Cascavel tem 321 casos confirmados, dos quais 228 já recuperados e 7 mortes. Isso dá uma letalidade de 2,1%. Segundo nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), este é o menor índice do Paraná, dentre as cidades que já tiveram óbitos por Covid-19. A média estadual, estava em 4,3%, pelo boletim desta quarta-feira (27).

“Nossa preocupação está em cima dos casos que agravam e na taxa de ocupação hospitalar, e isso vem se mantendo no absoluto controle”, dizia nota enviada pela manhã à reportagem. O município ressaltou que está registrando uma alta no número de casos por causa da estratégia de aplicar mais testes.

“A Sesau vem desde 26/2 realizando discussões semanais junto ao COE [Centro de Operações Emergenciais] sobre tudo aquilo que envolve a pandemia, dentre elas, as medidas restritivas e de distanciamento social. As ações são baseadas em três pilares, sendo eles: 1) salvar o maior número de vidas, 2) evitar o colapso do sistema de saúde; 3) retomada econômica. O primeiro pilar está sendo atingido, mediante a análise da taxa de letalidade. O segundo pilar também avançou com a ampliação de 10 leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, além dos novos 10 leitos de UTI no Hospital de Retaguarda”, informou a nota da secretaria.

Em outras ocasiões já ocorreu lotação dos hospitais de Cascavel, que abriga a 10ª Regional de Saúde, e por isso alguns pacientes foram destinados aos leitos de Toledo, sede da 20ª Regional. Mas ambas fazem parte da Macrorregião Oeste, junto com Francisco Beltrão (8ª Regional) e Foz do Iguaçu (9ª). Neste arranjo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 é de 38%, conforme o boletim desta quarta-feira de Cascavel.

A Sesau também destacou que o laboratório municipal conseguiu o credenciamento no Laboratório Central do Estado (Lacen), que adquiriu aparelho para realização de testes moleculares (RT-PCR). “Tudo isso permite que Cascavel venha flexibilizando as medidas restritivas e permitindo a volta das atividades comerciais, entre elas dos shoppings. O número de casos vem aumentando porque também existe uma testagem maior, e a subnotificação de casos sempre foi algo discutido, é claro", diz o comunicado enviado à reportagem.

O boletim com detalhamento desta quarta-feira revelou que o município já descartou 523 casos por exame laboratorial e outros 59 por teste rápido. Do total de 321 casos, 32 foram confirmados por teste rápido, 5 por exame clínico-epidemiológico e o restante por exame molecular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]