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Nova licitação

Proposta de R$ 132 mi deve manter Internacional Marítima no ferry boat de Guaratuba

Ferry boat de Guaratuba
Capacidade mínima para travessia será de 360 veículos de passeio simultaneamente, distribuídos em até seis embarcações (Foto: Rodrigo Félix Leal/Governo do Paraná)

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou, na terça-feira (23), a sessão de disputa para a contratação de uma empresa para operar a travessia do ferry boat na Baía de Guaratuba. A melhor proposta, de R$ 131,8 milhões, foi da Internacional Marítima, que já realiza a travessia por meio de um contrato emergencial firmado com o governo do estado. O teto previsto na licitação era de R$ 132.198.011,44.

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Agora, a Internacional Marítima tem três dias úteis para encaminhar uma proposta de preço detalhada, com todos os documentos exigidos pelo DER/PR. O material será analisado e só então a empresa poderá ser declarada vencedora da licitação. Se houver alguma irregularidade, o contrato será oferecido à segunda proponente.

O processo foi realizado para substituir o contrato atual, que é de caráter emergencial. A duração do novo contrato, o último previsto pelo DER/PR, será de 25 meses, para garantir a travessia enquanto são executadas as obras da nova ponte de Guaratuba.

Para a construção da ponte, estão sendo feitas sondagens subaquáticas, além de relatórios de engenharia dos projetos e relatórios ambientais para a obtenção das licenças necessárias à continuidade da obra. A ponte terá 1.244 metros de comprimento, com quatro faixas para tráfego e calçada com ciclovias em ambos os lados.

O que prevê a licitação

O edital para a contratação de uma nova empresa para operar a travessia do ferry boat de Guaratuba foi publicado no início do mês. O documento prevê que a empresa vencedora realize serviços e faça a aquisição de materiais para a manutenção dos ferry boats, de pontes e flutuantes que são do DER/PR.

Está incluída, ainda, a disponibilização de até três conjuntos de balsa e rebocador, além dos três já existentes. A capacidade de operação mínima será de 360 veículos de passeio simultaneamente, distribuídos em até seis embarcações.

Ferry boats do próprio DER/PR ficarão à disposição da empresa vencedora. Embarcações com lotação inferior a 60 veículos não poderão ser utilizadas, com o objetivo de evitar filas. A contratação da mão de obra necessária para a operação e o fornecimento de combustível também são de responsabilidade da empresa.

Por ano, passam pela travessia da Baía de Guaratuba 1.359.990 veículos, em média, incluindo pagantes e usuários isentos.

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