Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lava Jato

Ministério Público Federal do Paraná vai passar por auditoria interna do CNMP

Fachada do prédio do Ministério Público Federal no Paraná, em Curitiba.
Fachada do prédio do Ministério Público Federal no Paraná, em Curitiba. (Foto: Arquivo / Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP) anunciou, nesta semana, que vai realizar uma espécie de auditoria interna nas unidades do Ministério Público Federal (MPF) do Paraná durante o mês de julho. As chamadas “correições extraordinárias”, previstas para os dias 12, 13 e 14 de julho, devem investigar atos relativos à operação Java Jato.

Em maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já havia realizado uma inspeção na 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, o berço da Lava Jato. Entre outros motivos, a fiscalização na 13ª Vara Federal de Curitiba e no TRF4 ocorreu em razão do afastamento do juiz Eduardo Appio da condução dos processos da Lava Jato, por suspeita de infração às normas legais. Appio foi acusado de investigar informalmente o desembargador do TRF4, Marcelo Malucelli.

A simetria entre os procedimentos foi confirmada pelo CNMP. De acordo com o corregedor nacional do Ministério Público, o conselheiro Oswaldo D’Albuquerque “incumbe a Corregedoria Nacional realizar correições, inclusive de ofício, com vistas a apurar fatos relacionados aos serviços do Ministério Público, em todas as áreas de atuação, havendo ou não evidências de irregularidade, conforme prevê o art. 18, inciso VII, do Regimento Interno do CNMP, que é justamente o que se objetiva na situação vertente, tal como realizado pelo CNJ recentemente”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.