i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Levantamento do MP

Apenas 50 cidades têm “nota satisfatória” em divulgação de gastos da pandemia

    • Gazeta do Povo
    • 29/07/2020 20:46
    Apenas 50 cidades têm “nota satisfatória” em divulgação de gastos da pandemia
    | Foto: Reprodução/MP-PR

    Dos 399 municípios paranaenses, apenas 50 – 12,5% – apresentam informações adequadas quanto à gestão dos recursos públicos relacionados à pandemia do coronavírus. O dado é parte de um levantamento feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), a partir do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), que avalia os portais de transparência das prefeituras dos municípios quanto à divulgação dos gastos ligados à Covid-19.

    No seu WhatsApp, as informações mais quentes do Paraná

    As informações que o CAEx tem encontrado podem ser acessadas pela população dentro do link “transparência nos municípios” do site “Data Covid-19”. No link, é possível verificar que os municípios paranaenses já gastaram mais de R$ 200 milhões (211.166.403,33) em aquisições para o combate à pandemia.

    O CAEx aponta que 269 cidades paranaenses (64,7% do total) têm uma nota geral de transparência parcialmente satisfatória quanto aos gastos e 80 foram classificadas como insatisfatórias. Nos municípios que foram identificados com critérios insatisfatórios quanto à transparência, o MP pode buscar providências, como termos de ajustamento de conduta, recomendações e mesmo ações judiciais, a partir da intervenção das Promotorias de Justiça responsáveis.

    O coordenador do CAEx, procurador de Justiça Bruno Sérgio Galati, explica que a classificação dos municípios é feita a partir de normas estabelecidas pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Paraná, colegiado que reúne diversos órgãos públicos, como o Ministério Público, as Controladorias-Gerais do Estado e da União, Tribunais de Contas Estadual e da União, Receita Federal e Polícia Federal, entre outros. A partir de vários dispositivos legais, com destaque para a recente lei federal 13.979/2020, de fevereiro, o grupo elaborou uma nota técnica que indica como as informações devem ser prestadas.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.