• Carregando...
João Lopes recebeu a comenda Ordem Estadual do Pinheiro em 2011
João Lopes recebeu a comenda Ordem Estadual do Pinheiro em 2011| Foto: Marco Andre Lima / Gazeta do Povo

Morreu nesta segunda-feira (3) o cantor e compositor João Lopes, autor de “Bicho do Paraná”, música que se tornou um hino informal do estado. Lopes estava tratando um câncer no pulmão e em 2019 passou por transplante de rim e fígado. O cantor não resistiu às complicações e morreu por falência múltipla dos órgãos.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

Nascido na cidade de Califórnia, no Norte do Paraná, Lopes, que completaria 70 anos na próxima segunda-feira (25), ficou conhecido pelo estilo rock rural. Gravou o primeiro disco em 1981, quando lançou “Bicho do Paraná”. Na música, Lopes fala da vida de um retirante do interior do estado na cidade grande, com a famosa frase: “Eu não sou gato de Ipanema/ Sou bicho do Paraná”, que se tornou sempre motivo de orgulho para todos os paranaenses.

“Bicho do Paraná” ficou mais famosa ainda quando passou a integrar uma campanha da RPC TV (então TV Paranaense) nos anos 80 e ganhou projeção nacional ao ser usada pelo extinto Banco Bamerindus, também paranaense, em uma de suas campanhas, em 1985.

“Tenho só a agradecer ao meu pai por ter sido uma pessoa espetacular, que deixa um legado eterno. Amante da natureza, fez tudo com amor ao próximo e a Deus”, despede-se a filha do cantor, Julia Gandara Lopes da Silva, 38 anos.

Por causa da pandemia de coronavírus, Lopes terá um velório breve com a presença da família e amigos. O velório será no Cemitério Água Verde e na sequência o corpo será cremado. Veja abaixo uma entrevista de João Lopes à Gazeta do Povo, em 2017, e, em seguida, relembre sua música mais famosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]