Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

Morre aos 82 anos Benedito Valdecir de Oliveira, fundador do Hospital Erasto Gaertner

Um dos fundadores do Hospital Erasto Gaertner, Benedito Valdecir de Oliveira
Um dos fundadores do Hospital Erasto Gaertner, Benedito Valdecir de Oliveira (Foto: Divulgação/Hospital Erasto Gaertner)

Ouça este conteúdo

Um dos fundadores do Hospital Erasto Gaertner (HEG), Benedito Valdecir de Oliveira, faleceu aos 82 anos, por causas naturais. O hospital divulgou a notícia nesta terça-feira (20). O médico cirurgião oncológico foi referência no avanço do tratamento do câncer no estado do Paraná e no Brasil.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O corpo do médico foi velado nesta quinta-feira (21) na capela 4 do Cemitério Iguaçu, onde foi realizado o sepultamento, às 14h.

O cirurgião nasceu em Bernardino de Campos (SP) e se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1968. Oliveirase especializou em cancerologia e em cirurgia de cabeça e pescoço, se tornando membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Em 1972, começou sua atuação em oncologia, participando da inauguração do Hospital Erasto Gaertner ao lado dos médicos Sérgio Hatscbach, Massakazu Kato e Marcos Montenegro.

"Conheci o Benedito na faculdade de medicina. A nossa decisão de atuar na oncologia surgiu ainda como estudantes. Atendemos pacientes muito necessitados, que precisavam de acolhimento. Foi um encontro que a medicina proporcionou, no momento certo, para cumprir a missão da oncologia no Paraná. Tinha grande poder de líder, de agregar equipes, uniu o grupo e colocou em prática o planejamento do professor Erasto Gaertner. Por esse motivo, o Benedito foi um expoente. Neste momento só agradeço a oportunidade de ter convivido com esse grande profissional e amigo de um tempo muito importante da minha vida", afirmou Sérgio Hatschbach, médico do Serviço de Ginecologia e Mama, do HEG.

Como forma de homenagem ao médico, o Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e a Superintendência do hospital decretaram luto oficial de sete dias em toda a instituição. “A ciência está nos livros, mas o caráter é forjado pelo exemplo. Tive grandes exemplos em minha vida pessoal e profissional. Hoje, partiu o Dr. Benedito, influenciador de gerações de médicos no Paraná e no Brasil. Me ensinou a ser disciplinado e organizado. Me ensinou a respeitar o paciente não importando se de origem humilde ou de posses. Que missão gloriosa teve este grande cirurgião”, disse o diretor clínico do hospital Erasto Gaertner, José Clemente Linhares.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.