• Carregando...
Vista de Paranavaí, no Noroeste.
Vista de Paranavaí, no Noroeste.| Foto: Divulgação Prefeitura de Paranavaí

A semana começou com luto oficial no pequeno município de Mirador, no Noroeste do Paraná. A cidade de 2.327 habitantes perdeu o secretário municipal de Educação para a Covid-19. Ele morreu no sábado (2), em um hospital de Paraíso do Norte. O caso se soma a dezenas de outros da região, que está com os maiores índices de incidência e mortalidade pelo coronavírus no Paraná. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a contaminação em um frigorífico de Paranavaí espalhou o vírus em diversas cidades.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Adalto Alves Rodrigues tinha 46 anos. Os primeiros sintomas começaram no dia 27 de abril, segundo a secretária de saúde de Mirador, Cintia Laise Barbosa de Souza. “Ele veio à unidade de saúde, foi feita a notificação de isolamento e contato diário. Mas na quinta (30) apresentou piora e foi encaminhado para hospital de referência da região. No sábado foi à óbito”, relatou. O secretário era hipertenso e tinha asma, conta Cintia. Ainda não se sabe ao certo como ele foi infectado.

A equipe de saúde agora monitora servidores da Educação que tiveram contato com Rodrigues nas últimas semanas. “Havia o cuidado, mas ele se encontrou com pessoas para organizar a entrega de merenda para as famílias carentes”, diz ela. Até terça-feira (5), todos os casos acompanhados estavam assintomáticos. Para Cintia, o controle do vírus em uma cidade pequena tem desafios: “Todo mundo se conhece, mantém contato. Por ser cidade pequena parecia mais fácil, mas tem sido difícil”, relata.

Mas este não é o primeiro caso confirmado de Covid-19 no pequeno município: há outros três, integrantes de uma mesma família, que estão em isolamento. São dois homens adultos e o pai; a mãe testou negativo para o coronavírus. Um dos irmãos trabalha no frigorífico GT Foods, de Paranavaí, que se transformou em foco da doença na região Noroeste.

Segundo o boletim diário da Sesa desta quarta-feira (6), 22 municípios da 14.ª Regional, com sede em Paranavaí, somam 211 casos confirmados, com coeficiente de incidência de 762 por 1 milhão de habitantes, o maior do estado, bem acima da segunda colocada, a 11.ª Regional, de Campo Mourão, com 209 casos/milhão; a média do Paraná é de 142 casos/milhão.

A Sesa contabiliza apenas testes moleculares feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e testes rápidos One Step Test, autorizados pelo Ministério da Saúde, o que pode gerar discrepância entre dados divulgados pelos municípios. A prefeitura de Paranavaí, por exemplo, divulgou na terça-feira (5) que tinha 79 casos confirmados; pelo boletim da Sesa, seriam 55. Segundo o município, apenas 1 está internado em enfermaria; 22 estão em isolamento domiciliar; e 52 estão recuperados, além dos 4 que morreram.

A mortalidade da 14.ª Regional também é a maior do estado: 36 óbitos por milhão de habitantes; em segundo lugar está a 22.ª Regional, de Ivaiporã, com 31 mortes por milhão; a média paranaense é de 9 por milhão.

Segundo Cintia, todos os secretários de saúde da região estão trabalhando conjuntamente para enfrentamento da pandemia. Pelo boletim mais recente da Sesa, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na macrorregião Noroeste é de 24%, com 22 pacientes ocupando as 91 disponíveis. O índice está abaixo da média estadual, de 32%. A Sesa informou nesta quarta-feira que a macrorregião Norte está com ocupação de 39% dos leitos de UTI; a Leste, com 35%; e a Oeste, com 22%.

Frigorífico

A reportagem da Gazeta do Povo tentou contato com a prefeitura de Paranavaí na terça (5) e quarta (6), mas não houve retorno. A GT Foods também não atendeu as ligações da reportagem. Reportagem do Canal Rural veiculada em 15 de abril mostrou que a indústria ficou fechada a partir de 9 de abril para quarentena dos funcionários. Na ocasião, o secretário de Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa de Souza, falou que havia pelo menos cinco casos da indústria com confirmação de Covid-19, mas que a indústria estava tomando medidas de precaução e controle. A fábrica opera normalmente agora.

Na terça-feira (5), o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, em entrevista ao Meio Dia Paraná, da RPC, comentou sobre a situação de contágio no frigorífico, e disse que a situação reforça a necessidade de medidas de higiene, para que sejam aplicadas e “multiplicadas nas instalações da agroindústria” do Paraná. Para ele, a medida fundamental na região é o bloqueio e quarentena de pessoas que tiveram contato com infectados, medida que vem sendo tomada pelas prefeituras do Noroeste, segundo ele. O governo estadual encaminhou dez respiradores para a Santa Casa de Paranavaí, informou Beto Preto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]