
Em comparação com o eleitorado de 2020, a Justiça Eleitoral do Paraná registrou até o momento um aumento de 134% nas inscrições de pessoas com idades entre 17 anos e 15 anos (e que completam 16 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno da eleição), para quem o voto é facultativo. Em 2020, no Paraná, 36.725 pessoas de 16 e 17 anos estavam aptas a votar. Já em 2022, o número aumentou para 86.128 eleitores, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (2) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Mas, o número total de pessoas nessa faixa etária aptas a votar nas eleições de 2022 vai aumentar ainda mais, já que pedidos de primeiro título feitos recentemente ainda estão sendo analisados. Além disso, o prazo para se cadastrar na Justiça Eleitoral segue até quarta-feira (4).
Em todo o Paraná, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2022, existem em torno de 310 mil pessoas de 16 a 17 anos.
Prazo termina nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (4), termina o prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas eleições de 2022. O cadastro eleitoral fecha 150 dias antes da votação e só reabre em novembro. Somente nesta segunda-feira (2), em Curitiba, foram realizados 1.927 atendimentos, 1.201 de forma presencial e 726 pela internet. Nesta terça-feira (3), levantamento parcial aponta para 2.004 eleitores atendidos presencialmente na capital.
Tudo pode ser feito pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados, regularização de título cancelado e pagamento de multa. Na tarde de segunda-feira (2), contudo, por conta do alto número de acessos para regularização do título de eleitor, sites da Justiça Eleitoral em todo país apresentaram instabilidade.
-
Oposição vai expor intenção de voto dos senadores para dificultar ida de Dino ao STF
-
Gilmar Mendes tenta evitar “não” do Senado a Flávio Dino no STF; assista ao Sem Rodeios
-
Lula disputa holofotes com Charles III, Modi e Mia em cúpula do clima esvaziada pelas guerras
-
Brasil deve aceitar convite da Opep mas sem cota de produção, diz presidente da Petrobras
Região bilionária no agro ganha unidade da Embrapa para aves, suínos e peixes
Violência extrema e reféns sob a mira de armas: como agia o grupo que roubava cargas no Paraná
Prefeitura cancela show de Chico César após cantor ser homenageado por Lula
Polícia Federal deflagra operação contra célula do PCC que estaria envolvida com homicídios