Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CPF na nota

Por brecha, clientes do Santander estão sem receber créditos no Nota Paraná

Clientes do banco Santander estão sem acesso aos créditos do programa Nota Paraná.
Clientes do banco Santander estão sem acesso aos créditos do programa Nota Paraná. (Foto: )

Os clientes do banco Santander estão, desde o dia 30 de setembro, sem conseguir receber os créditos do programa Nota Paraná, que retorna em dinheiro parte dos impostos estaduais recolhidos para quem coloca o CPF na nota fiscal. O banco foi bloqueado, segundo o governo, por não ter apresentado uma solução para uma brecha que estaria permitindo que os benefícios fossem sacados por fraudadores.

ENTRE no nosso grupo do WhatsApp e receba nossas notícias. Clique aqui

Segundo a coordenadora do Nota Paraná, Marta Gambini, o golpe é aplicado a partir do acesso à conta de e-mail do consumidor. Com informações pessoais, o fraudador pedia o resgate dos créditos para uma conta bancária online, de abertura fácil, que havia acabado de criar. O programa só descobria a fraude quando o verdadeiro beneficiado reclamava que havia acontecido um depósito não autorizado.

Marta comentou que a mesma prática tinha sido identificada em outros bancos, que rapidamente corrigiram o problema ou indicaram o procedimento que o Nota Paraná deveria adotar para barrar a fraude. Contudo, o Santander não teria apresentado uma solução.

A Gazeta do Povo procurou o Santander, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Preventivamente, o programa Nota Paraná bloqueou o depósito dos créditos para os correntistas do banco. É que, quando o consumidor percebe logo a irregularidade, o Nota Paraná consegue estornar o depósito. Contudo, o cliente pode descobrir só muito tempo depois, quando não há mais o que fazer.

Marta afirma que espera que a situação se resolva rapidamente, para que os beneficiados não corram o risco de perder créditos, que expiram com o tempo. “Estamos aguardando que o Santander nos indique uma forma de impedir que isso aconteça.” Segundo a coordenadora, uma das formas de tentar evitar esse tipo de golpe é o consumidor se cadastrar no Nota Paraná. Assim, quando um resgate for pedido, um e-mail será enviado notificando sobre a transação.

A coordenadora do programa informou que os canais de atendimento do Nota Paraná estão sobrecarregados por causa da busca de informações por parte de clientes do Santander.

VEJA TAMBÉM:

Responda o nosso quiz sobre as cidades do PR

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.