• Carregando...
Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon
Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon é considerada a maior do Paraná| Foto: Divulgação/Oktoberfest Marechal Cândido Rondon

Com forte presença de colônias alemãs, pequenas cidades das regiões Oeste, Sudoeste e Norte do Paraná encontraram na realização de festas em outubro, a tradicional Oktoberfest, um meio de movimentar a economia local. Os eventos seguem o modelo da festa que ocorre anualmente em Munique, na Alemanha, e que tem em Blumenau, Santa Catarina, sua edição mais conhecida no Brasil.

RECEBA notícias do Paraná no Messenger do Facebook

Aquela que é considerada a maior Oktoberfest do Paraná ocorre há 31 anos em Marechal Cândido Rondon, município de 52,9 mil habitantes do Oeste do estado. Este ano, a festa começou na quinta-feira (17) e vai até este sábado (19). Nos três dias, a expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo Centro de Eventos da cidade, segundo Anderson Loffi, presidente da Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon (Proem). “Ganham associações, empresas, clubes e comunidades locais, que participam da organização das atividades e arrecadam com vendas no período, e o próprio município, por meio dos impostos com as contratações de serviços”, explica Loffi.

O sucesso desse tipo de iniciativa só é possível em razão das características regionais. A história da cidade, desde sua fundação, está ligada à presença de famílias alemãs, que chegaram à região a partir de 1950, vindas principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No ano passado, a banda alemã voXXclub esteve na cidade para participar do evento. “Estamos em um processo de restauração da tradição germânica na cidade”, explica Loffi. “É uma forma também de atrair turistas para a região.”

Outra festa já tradicional no calendário de eventos do Paraná é a Oktoberfest de Rolândia, no Norte do estado. Em sua 30ª edição, a festa foi realizada do dia 10 ao dia 13 de outubro. Organizada pela Associação de Festas Culturais de Rolândia, o evento tem apoio da Fomento Paraná, da Copel, da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia e da prefeitura. A previsão dos organizadores para este ano é que 20 mil pessoas compareçam ao evento na Vila Germânica do município.

A cidade de Pato Bragado, vizinha e antigo distrito de Marechal Cândido Rondon, realizou a 21ª edição de sua Oktoberfest nos dias 11 e 12 de outubro, com desfile alegórico, comidas típicas e apresentações musicais. Nos dias 4 e 5, a cidade, de pouco mais de 5,6 mil habitantes, realizou um café colonial em uma espécie de pré-Oktoberfest, que contou com mais de mil participantes, segundo a prefeitura, responsável pela organização dos eventos com apoio da Câmara dos Vereadores.

São Jorge D’Oeste, no Sudoeste do Paraná, organizou entre 5 e 6 de outubro a 29ª edição local da Oktoberfest, que atrai moradores da cidade e de toda a região desde 1991. Inspirada na edição de Marechal Cândido Rondon, a festa de São Jorge D’Oeste é realizada em um pavilhão da Igreja Evangélica Luterana com capacidade para 2,3 mil pessoas.

Curitiba também tem Oktoberfest

A festa também é celebrada por clubes e estabelecimentos de Curitiba. No fim de setembro, aconteceu na capital a 2ª Oktoberfest Duque, no Clube Duque de Caxias, no Bacacheri, com a participação de bandas tradicionais, grupos folclóricos e comida típica alemã.

Já neste fim de semana, nos dias 18 e 19 de outubro, o Bar do Alemão, no São Francisco, realiza uma edição especial da festa para comemorar seus 40 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]