• Carregando...
Animal de cerca de 60kg se refugiou em cima de árvore em quintal de área urbana
Animal de cerca de 60kg se refugiou em cima de árvore em quintal de área urbana| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Os moradores do bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, receberam uma visita inusitada nesta quinta-feira (27). Uma onça-parda apareceu na vizinhança e subiu em cima de um abacateiro no quintal de uma casa. O animal foi visto por moradores e a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal da região foram mobilizados para realizar o resgate.

As notícias do Paraná no seu WhatsApp

Com aproximadamente 60 kg, a onça chamou a atenção do estudante Breno Ribeiro dos Santos, de 10 anos. “Eu nunca tinha visto uma onça assim de perto, só no zoológico ou nos vídeos. A primeira vez que eu olhei pra ela, achei que fosse um bichinho de pelúcia”, conta o menino, que estava tomando sol no quintal quando percebeu a onça em cima do abacateiro do vizinho.

Para a mãe de Breno, a dona de casa Ivone Ribeiro dos Santos, de 38 anos, o fato da onça ter aparecido no quintal do vizinho e não no dela foi uma benção. “Se tivesse sido no nosso quintal, teria acontecido uma tragédia. Ela poderia ter atacado nossos cachorros. Deus protegeu a gente”, revela. Felizmente, a casa onde o felino apareceu está vazia porque os vizinhos resolveram fazer uma reforma.

O animal foi visto logo no início da tarde, por volta das 13 horas. Breno, ao perceber o animal em cima da árvore, contou para a mãe, que ligou diretamente para o Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.

O Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela fauna do estado, acionou um veterinário do zoológico de Curitiba, que utilizou um tranquilizante no animal com a ajuda de um dardo. O bicho foi capturado por volta das 17 horas e encaminhado para o zoológico, onde deve ser tratado antes de voltar para a natureza.

A vizinha da quadra do lado onde o animal foi encontrado, Márcia Edite Nemecek, de 56 anos, se surpreendeu com a história da onça. “Disseram que ela está andando por aí desde cedo. Como aqui é próximo do pedágio da BR-277 que vai para as praias, a gente deduz que ela veio da serra”, conta a moradora.

Menos de 24h após a captura, onça foi solta na Mata Atlântica

Depois de passar uma noite na sede do Batalhão da Polícia Ambiental em São José dos Pinhais, a onça-parda foi colocada em liberdade na manhã desta sexta-feira na Mata Atlântica da Serra do Mar, seu habitat natural.

Em entrevista para a RPC, o capitão João Serpa relatou que clinicamente o animal estava bem e que possivelmente estaria procurando retornar para a mata. “Ele é jovem e teve uma recuperação bem rápida. Na natureza, a mãe chega a expulsar o filhote e isto pode ter acontecido. Como aqui é uma região próxima da Serra do Mar, imaginamos que ele estava buscando retornar para casa”, disse o capitão.

Moradores acreditam que a onça tenha vindo da Serra do Mar, que é próxima do bairro de São José dos Pinhais
Moradores acreditam que a onça tenha vindo da Serra do Mar, que é próxima do bairro de São José dos Pinhais| Lineu Filho / Tribuna do Paraná
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]