• Carregando...
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), no Guairão.
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), no Guairão.| Foto: Divulgação/Kraw Penas/SEEC

“Assim Falou Zaratustra” é um poema sinfônico composto em 1896 pelo alemão Richard Strauss, inspirado no tratado filosófico homônimo escrito por Friedrich Nietzsche. Talvez você não soubesse disso tudo, mas seguramente reconhece a música logo nos seus primeiros acordes. Um dos responsáveis por isso é o cineasta Stanley Kubrick (morto em 1999), que colocou a composição na trilha sonora de um de seus filmes mais célebres, 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968. É ao som inconfundível desse tema que um macaco descobre que pode transformar um osso em arma, numa cena icônica da história do cinema.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Esse é o melhor exemplo de como a música é um elemento de extrema importância naquele que é um dos maiores clássicos de ficção científica da história. Portanto, nada mais justo do que promover um concerto dedicado a 2001. É o que a Orquestra Sinfônica do Paraná vai fazer neste domingo (15), a partir das 10h30 no Teatro Guaíra, quando apresenta o concerto Assim Falou Kubrick. O concerto abre a temporada 2020 da Sinfônica e integra a série Clássicos Positivo, promovida pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná e o Grupo Positivo.

Sob regência do maestro titular Stefan Geiger, a Sinfônica vai executar “Assim Falou Zaratustra” e outros três temas que fazem parte da trilha de 2001: “Atmosphéres” (1961), do húngaro György Ligeti, a clássica valsa “Danúbio Azul” (1867), de Johann Strauss, e “Gayane” (1942), do armênio Aram Khachaturian. Para completar o programa, os músicos interpretam a trilha sonora de outro clássico da ficção científica, Contatos Imediatos de 3º Grau (1977), de Steven Spielberg, cujas composições são de autoria do norte-americano John Williams.

Admirador da obra de Kubrick, Stefan Geiger diz que escolheu 2001 para este concerto porque a trilha sonora é um personagem principal da trama. “As cenas que por vezes parecem monótonas, ao adicionarmos a trilha se tornam angustiantes, melancólicas, crescendo e decrescendo conforme o tempo e o desejo do diretor”, explica o maestro. Ele lembra que o compositor Alex North chegou a pensar uma trilha original para o filme, mas Kubrick não ficou satisfeito e optou por inserir grandes clássicos da música.

Além da famosa cena com o macaco, também se tornou referencial a sequência em que os astronautas se movimentam dentro da estação espacial ao som da valsa “Danúbio Azul”. “Acho que a maneira que ele [Kubrick] criou obras de arte recheadas de imagens extremamente icônicas com o casamento de trilhas de profundo impacto durante toda a sua carreira é algo que deve ser admirado”, afirma Geiger, sobre o cineasta que também dirigiu Barry Lyndon, Laranja Mecânica e O Iluminado.

Sobre a escolha de Contatos Imediatos para completar o concerto, o regente diz que ela não se baseou apenas no fato de ser também um filme de ficção científica. De acordo com ele, a obra de John Williams foi extremamente inspirada no trabalho de György Ligeti. “Mais do que isso, ele admirava profundamente o compositor, o citava e convertia dentro de suas próprias músicas. Por essa razão elas serão executadas uma seguida da outra, dando a oportunidade ao público de compreender a influência de Ligeti no trabalho de Williams, causando um efeito maravilhoso de conversa contínua.”

De tudo um pouco

O concerto Assim Falou Kubrick é o primeiro da temporada 2020 da Orquestra Sinfônica do Paraná, que reserva apresentações unindo música, cinema, balé e ópera. O Cine Concerto, que exibe filmes com acompanhamento ao vivo da orquestra, terá duas edições: em maio, com O Encouraçado Potemkin (1925), de Serguei Eisenstein, e, em setembro, Jurassic Park (1993), de Steven Spielberg. Também estão na programação os balés Romeu e Julieta e O Quebra Nozes, e as óperas Madame Butterfly e O Barbeiro de Sevilha (veja a agenda completa no box).

“A orquestra veio esse ano com uma programação extremamente diversificada. Pegamos dos últimos anos os formatos de concertos que mais agradaram o público e tentamos compilar de tudo um pouco”, destaca a diretora do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter. O produtor executivo do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, Francisco Bley, diz que outras novidades podem aparecer no calendário. “Estamos estudando as possibilidades de interação da orquestra com projetos que envolvem tecnologias de realidade virtual aplicadas ao mercado musical”, adianta.

Serviço
Concerto Assim Falou Kubrick, com a Orquestra Sinfônica do Paraná
Domingo (15), 10h30
Teatro Guaíra (R. Amintas de Barros S/N, Centro)
Ingressos: R$ 20 e R$ 15 (meia)

Agenda

A temporada 2020 da Orquestra Sinfônica do Paraná reserva concertos que incluem exibição de filmes, espetáculos de balé, ópera e regentes convidados. Confira:

  • 22 de março - Concerto para Crianças
  • 17,18 e 19 de abril - Romeu e Julieta com o Balé do Teatro Guaíra
  • 26 de abril - Concerto Francês, com o maestro Jean Dereoyer (a confirmar)
  • 24 de maio - Ópera Madame Butterfly
  • 31 de maio - Aniversário da OSP – Cine concerto: O Encouraçado Potemkin
  • 21 de junho - Concerto Alemão para Piano
  • 28 de junho - Balé Petrushka com o Balé Teatro Guaíra
  • 9 de agosto - Concerto Brasileiro
  • 21, 22 e 23 de agosto - Ópera O Barbeiro de Sevilla
  • 6 de setembro - Concerto com o maestro Pedro Neves
  • 13 de setembro - Concerto com o maestro Luiz Fernando Malheiros
  • 27 de setembro - Cine concerto: Jurassic Park
  • 10 de outubro - Concerto para crianças
  • 25 de outubro - Concerto brasileiro para Violoncelo
  • 8 de novembro - Concerto com o maestro Stefan Geiger
  • 15 de novembro - Concerto para Violino
  • 12 de dezembro - Concerto com o maestro Ira Levin (a confirmar)
  • 13 de dezembro Balé O Quebra Nozes

Quiz

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]