• Carregando...
Vista da cidade de Foz do Iguaçu.
Vista da cidade de Foz do Iguaçu.| Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, assim como em outras cidades do Paraná, os pacientes que tiveram confirmada a infecção por Covid-19 e que não apresentam sintomas graves da doença são orientados a permanecerem em isolamento domiciliar por pelo menos 10 dias. Porém, as equipes de monitoramento encontraram mais de 100 casos em que o endereço fornecido pelos pacientes não existe.

Cadastre-se e receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

A principal suspeita da administração municipal é que se trate de pessoas que moram em outras cidades – ou até mesmo no Paraguai – e que passaram por atendimento em Foz do Iguaçu. O principal problema, nestes casos, não é a origem dos 113 pacientes que passaram endereços falsos, mas sim o fato de não estar sendo respeitado o isolamento por quem pode transmitir a Covid-19 para outras pessoas, mesmo em casos em que não há sintomas da doença.

O coordenador da equipe de monitoramento de Foz do Iguaçu, Thiago Cavalcante, classificou como preocupante essa atitude dos pacientes. Ao todo, os agentes de saúde conseguiram identificar 37 pacientes com diagnóstico positivo da Covid e que não estavam respeitando o isolamento. “É muito fácil contaminar outras pessoas. A pessoa positivada é uma fonte de propagação muito significativa do vírus. Isso demonstra também que as pessoas não estão muito preocupadas com o coletivo, não se resguardam para preservar também a comunidade em que elas vivem”, afirmou o coordenador.

Segundo Cavalcante, os pacientes que descumprem o isolamento geralmente dão como justificativa o fato de não terem sintomas graves da Covid. “A pessoa entende que o caso dela não é grave e que não precisa cumprir o isolamento. Elas geralmente não sabem informar sobre as datas do período do isolamento e circulam antes do previsto. Elas não aguardam uma orientação, liberação oficial do isolamento de 10 dias. Ao longo da conversa, o paciente positivo relata que não concorda com esse protocolo de isolamento e acaba não cumprindo literalmente porque não quer cumprir”, revelou o coordenador.

Foz do Iguaçu registrou 6 mortes por Covid-19 no último dia 22, segundo o boletim epidemiológico municipal. Com esses casos, o município soma agora mil óbitos causados pela doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]