• Carregando...
Paraná adota períodos de isolamento maiores do que os do Ministério da Saúde
| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO

O estado do Paraná vai adotar orientações diferentes das estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o isolamento de pacientes infectados pelo coronavírus. Enquanto a recomendação do ministério é reduzir de dez para cinco dias o isolamento dos pacientes assintomáticos, no Paraná esse período deve ser de sete dias. Já para quem está apresentando sintomas leves e moderados, o tempo de isolamento no Paraná deve ser de 10 dias, três a mais do que o recomendado pelo governo federal.

RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP

A diferença entre os prazos, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (12), foi adotada por conta da logística de testagem nos municípios paranaenses. Os prazos passam a contar a partir da confirmação da infecção determinada por meio de um teste RT-PCR ou de antígeno. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná já foi comunicado da decisão.

“Estamos cumprindo a nova determinação do Ministério, porém, deixando de fora a recomendação de cinco dias de isolamento para assintomáticos, já que é muito difícil para os municípios promoverem esse isolamento de cinco dias porque teríamos que testar duas vezes, e hoje, a rede tem dificuldade para testar duas vezes num período tão curto”, declarou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

A secretaria garante que, mesmo com as mudanças no tempo de isolamento, as medidas de prevenção contra a Covid-19 seguem sendo mantidas. Entre estas medidas estão o uso de máscaras, o distanciamento social, a ventilação de ambientes por meio da livre circulação de ar e a lavagem constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Evitar o contato com pessoas que apresentam sintomas respiratórios também faz parte das recomendações da Sesa, assim como a vacinação.

“A vacinação tem sido fundamental. Sem ela, não teríamos chegado até aqui. Precisamos retomar os cuidados, caso contrário vamos ver nossos hospitais apresentarem grande lotação nos próximos dias”, afirmou Beto Preto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]