• Carregando...
O Paraná produz quase 55 mil toneladas de uva ao ano.
O Paraná produz quase 55 mil toneladas de uva ao ano.| Foto: Ari Dias/AEN

O estado do Paraná, destaque nas produções de leite, peixe, frango e carne suína, vem apostando no cultivo de uva para fortalecer a cultura. Com produção de quase 54 mil toneladas no ano, o cultivo de uva é predominante na agricultura familiar. Com poucas regiões de cultivo no estado, Marialva é o município com maior concentração da produção.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O cultivo se divide entre as uvas de mesa, para consumo da fruta ou para produção de sucos e geleias, e as uvas finas, destinadas para produção de vinhos de maior valor agregado.

Segundo Bruno Vizioli, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema Faep/Senar-PR, o Paraná produz, basicamente, uvas para o consumo da fruta. “O Paraná produz quase 55 mil toneladas por ano. É um volume considerável. A gente cultiva em 3 mil hectares. Basicamente, o estado produz uvas de mesa, com quase 85% da produção destinada para isso”, afirma.

O cultivo de uva está concentrado nos municípios de Marialva, Imbituva e em cidades da Região Metropolitana de Curitiba, como São José dos Pinhais e Colombo. “A maior produção é em Marialva, com quase 50%”, complementa Vizioli. Grande parte da produção fica no estado, com destinação para produção de sucos, vinhos e geleia. “Tem um incentivo à cadeia do vinho em Imbituva, mas é vinho de mesa, um vinho para consumo popular. Tem muita produção de suco também. Como são uvas de mesa, o suco é de boa qualidade”, ressalta ele.

Programa estadual investe na viticultura paranaense 

Apesar de ocupar o sexto lugar na produção de uva nacional - perdendo para estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco - o Paraná já esteve entre os três maiores do país. Contudo, o que inviabiliza o estado de avançar na cultura é uma praga, chamada de pérola-da-terra.

“Já fomos o terceiro produtor, mas com o avanço da pérola-da-terra, que é uma praga, as lavouras foram dizimadas e houve um desincentivo”, explica Bruno Vizioli. Essa praga dificulta a produção de uvas finas, que seriam para destino de vinhos mais nobres e de maior valor agregado. Como as uvas de mesa são mais resistentes à praga, os produtores investem nesse tipo de cultivo.

Para retomar a cultura da uva, em 2019 foi criado o programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), que busca estimular a produção de uvas e derivados no Paraná. Entre as bases do programa estão o incentivo para a produção, a reorganização da comercialização, o desenvolvimento do turismo e o apoio à agroindústria.

Recentemente, o governo entregou mudas e equipamentos para implantação de pomares de uvas em Irati, Mallet e Imbituva. O investimento foi de R$ 680,5 mil.

Marialva é destaque na produção de uva  

O município de Marialva tem vocação rural para o cultivo da uva. A cidade é conhecida por ser a Capital da Uva Fina do Paraná. O município é líder na produção de uvas no estado. As condições ambientais da região ajudaram no reconhecimento da qualidade das uvas finas de mesa de Marialva.

O produtor Ronaldo Takayuki, que faz parte da Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores (Anfrut), trabalha há mais de 25 anos com cultivo de uva. Anualmente, colhe em torno de 15 toneladas.

“Em torno de 60% da minha produção fica em Marialva para fazer suco e o restante vai para fora. As uvas de mesa são comercializadas em São Paulo, Minas Gerais e Goiânia”, diz o produtor.

Cultivo de uva fomenta o turismo em Colombo  

A tradição no cultivo da uva do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, começou há mais de 100 anos, quando imigrantes italianos chegaram na cidade levando os primeiros ramos da fruta. “Os ramos de uva vieram da Itália e começou assim o plantio no município, há mais de 130 anos. [Com os anos] muitas deixaram o cultivo, mas existem famílias com produções centenárias”, afirma Jeronimo Strapasson, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Colombo.

Com 246 mil habitantes, o município tem em torno de 30 hectares de uva plantados. Quase 100 toneladas de uva são colhidos por ano. A maioria da fruta é vendida no próprio município, in natura, e outra parte é destinada para produção de sucos, geleias e vinhos.

A vocação do município que veio com os imigrantes fomenta o turismo em Colombo. “A Festa da Uva é bem tradicional, já tivemos 56 edições. Temos previsão da próxima festa para fevereiro do ano que vem”, conta Strapasson.

“A festa iniciou há mais de 50 anos com o intuito de comemorar a colheita, não só de uva, mas a colheira agrícola. É uma festa religiosa e comemorativa da safra de uva e hortaliças”, destaca o secretário municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]