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A capacitação é resultado de uma parceria do governo estadual com o Reino Unido, e oferecerá material didático para mais de 400 mil alunos utilizarem nas aulas de Inglês.
A capacitação é resultado de uma parceria do governo estadual com o Reino Unido, e oferecerá material didático para mais de 400 mil alunos utilizarem nas aulas de Inglês.| Foto: Lucas Fermin/Seed-PR

A partir do segundo semestre de 2022, professores de Língua Inglesa dos colégios estaduais do Paraná receberão treinamento internacional. A capacitação focada no ensino de inglês é resultado de uma parceria entre o governo do estado e o Reino Unido, com a promessa de material didático para mais de 400 mil alunos do Ensino Fundamental.

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“Nosso objetivo é melhorar a qualidade do ensino de inglês no Brasil”, afirma a britânica Lisa Weedon, cônsul do Reino Unido em São Paulo. Segundo ela, a ação é resultado do programa Skills for Prosperity – Habilidades que nos Levam Além – e visa contribuir para redução na desigualdade social existente no Brasil, já que o domínio da língua inglesa é privilégio de apenas 5% da população, segundo dados do British Council. “Oferecer qualidade no ensino de inglês nas escolas públicas trará mais oportunidades de emprego para esses estudantes e melhores condições de vida”, afirma a cônsul.

O projeto está prestes a começar. De acordo com Cristiane Jakymiu, chefe do Departamento de Programas para Educação Básica da Secretaria estadual de Educação (Seed), o governo do Paraná se comprometeu a imprimir as apostilas preparadas pelo Reino Unido e deve concluir o processo de licitação nos próximos dias. “A previsão de chegada desses materiais é até o início de setembro“, adianta.

Com as apostilas prontas e distribuídas entre os 32 núcleos de educação do estado, será a vez de os professores receberem capacitação durante três meses para usarem o novo recurso de ensino de inglês na sala de aula. As orientações serão online e focarão na metodologia sugerida pelo Reino Unido, com uso de jogos e incentivo a um aprendizado mais autodidata, no qual os educadores liberam temas para o estudante aprender, mas sem ensiná-lo.

Nesse formato de “aula invertida”, o aluno faz pesquisas a respeito do assunto em fontes sugeridas pelo professor, assiste vídeos, ouve podcasts e retorna à escola com certo domínio da matéria, tornando o conteúdo mais instigante. “É um formato em que o adolescente é mais ativo no aprendizado”, explica Cristiane, ao citar ainda que o curso ajudará o professor a planejar suas aulas e, claro, aprimorar sua fluência em inglês gratuitamente.

Além disso, alunos e professores poderão fazer testes de proficiência em Língua Inglesa reconhecidos internacionalmente e terão acesso a uma plataforma online com diversos conteúdos para acelerar a aprendizagem. “Um investimento de 10 milhões de libras em todo o Brasil e que terá duração de três anos”, informa a representante britânica Lisa Weedon.

Projeto internacional

O programa Skills for Prosperity é uma iniciativa do governo do Reino Unido presente em nove países e que foi implementada no Brasil por organizações de apoio à educação como Nova Escola, Instituto Reúna, Fundação Lemann e British Council, A ação beneficiará, inicialmente, cinco estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Amapá e São Paulo, atendendo mais de 2 milhões de estudantes e 14 mil professores.

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