• Carregando...
Analfabetismo volta a crescer no Paraná
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Paraná foi uma das poucas unidades da federação a aumentar sua taxa de analfabetos entre 2017 e 2018, como revelam os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Segundo a avaliação, conduzida pelo IBGE, se o estado tinha, há dois anos, 4,6% de sua população acima dos 15 anos sem saber ler e escrever, viu essa porcentagem subir para 5% no ano passado.

É um contrafluxo em relação ao cenário brasileiro. No país, o analfabetismo reduziu, ainda que de forma tímida, de 6,9% para 6,8% no mesmo período. São, atualmente, 11,2 milhões de brasileiros nessa condição.

Em números absolutos, o Paraná tem 454 mil pessoas não alfabetizadas. É um movimento de escalada. Em 2016, esse número era de 401 mil e foi a 417 mil no ano seguinte (veja o detalhamento). Foi um desempenho muito abaixo dos vizinhos de região, inclusive. Rio Grande do Sul e Santa Catarina conseguiram reduzir o número de analfabetos. No estado mais ao sul, há 281 mil pessoas nesta condição e, em Santa Catarina, 143 mil – respectivamente, 2,5% e 3% da população acima dos 15 anos.

A situação foi puxada principalmente pelos índices ruins na escolarização da população classificada como “preta ou parda” (definições do IBGE) de 2017 a 2018. Nesta faixa, o número de analfabetos subiu 0,7%. Entre os classificados como “brancos”, o aumento foi de 0,1%. Os números mostram ainda que as mulheres são maioria entre os que não leem ou escrevem.

Além do Paraná, apenas Pará, Amapá, Mato Grosso e Distrito Federal aumentaram a taxa de analfabetos, sendo que os amapaenses foram os que se saíram pior, elevando a porcentagem de quem não sabe ler e escrever de 5% para 6,1% da população acima de 15 anos.

Em outros indicadores, o Paraná tem se saído melhor. O estado se manteve estável, ou com levíssimas altas, no número médio de anos de estudo em todas as faixas de idade. A taxa de escolarização também apresentou melhoras discretas. O movimento, nos dois aspectos, segue uma tendência observada pelo Pnad em todo o território nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]