• Carregando...
Gado de corte em Porto Amazonas
Gado de corte em Porto Amazonas| Foto: Gilson Abreu/AEN

Em maio de 2021, o Paraná se tornou um dos estados brasileiros reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação sanitária gerou expectativas não apenas para a cadeia de gado de corte paranaense, mas para toda a produção de proteína animal do estado, beneficiada por uma espécie de “contágio positivo” provocado pelo selo internacional de boas práticas na gestão da saúde das criações.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Praticamente um ano após a certificação, as exportações de proteína animal do Paraná, no entanto, registraram tímido crescimento. Segundo números do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na comparação entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022, foi registrada alta de 31,5% nos valores recebidos – de US$ 687,9 milhões para 905,2 milhões, e 9,2% de elevação nos quilogramas embarcados – de 463,2 mil toneladas para 505,9 mil toneladas.

“O saldo nesse um ano de reconhecimento ainda não é relevante e significante, motivo de consequências externas que desfavoreceram o crescimento de mercados, como problema econômico da pandemia, baixo poder aquisitivo de compras e por último, a guerra entre Rússia e Ucrânia”, pondera Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR (Federação da Agricultura do Estado do Paraná/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná).

Se nas exportações os números do Paraná ainda não registraram crescimento significativo, o estado segue consolidado como um dos principais produtores nacionais de proteína animal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a avicultura paranaense representou no ano passado 33,6% de todo o frango abatido no Brasil, com 6,17 bilhões de cabeças abatidas, alta de 2,8% em comparação ao registrado pelo segmento em 2020.

“O mesmo serviço veterinário que deu essa conquista ao Estado do Paraná, que é muito criterioso e técnico, também atende a avicultura do Paraná, mostrando que nós temos um trabalho bem importante. Houve um trabalho muito forte liderado pelo setor público, mas o setor privado abraçou essa causa e juntos nós comemoramos esse status, nos dando a segurança de que o nosso estado está blindado contra algum risco de enfermidade”, pontuou o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Irineo da Costa Rodrigues.

A avicultura paranaense ainda conseguiu dois avanços significativos para as exportações do setor: a ampliação da presença no mercado do México e o aumento nos embarques de frango halal (seguindo os preceitos muçulmanos) para o Emirados Árabes Unidos.

Já na suinocultura, o Paraná representou 20,3% de todos os abates nacionais – atrás apenas de Santa Catarina, com 52,97 milhões de cabeças abatidas em 2021. Mas, a bovinocultura paranaense seguiu a tendência de queda nacional devido ao embargo da China ao produto brasileiro, registrando queda de 16% em comparação com 2020, com 1,2 milhão de cabeças abatidas.

“O saldo é absolutamente positivo, ainda que tenha sido um ano de muito desafio para os produtores de proteínas animais, devido às condições climáticas que prejudicaram pastagens. No entanto, as demandas internas e externas ajudaram a manter a comercialização e evitar maiores perdas aos pecuaristas do estado. Continuamos como o principal produtor de proteínas animais do País”, destaca o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

A manutenção da certificação da OIE para área livre de febre aftosa sem vacinação exige que o Paraná exerça forte controle dos rebanhos estaduais de bois e búfalos. Dentre os dias 1º de maio e 30 de junho, os criadores desses animais precisam fazer a atualização obrigatória do rebanho. O procedimento se dá por meio eletrônico ou de forma presencial em unidades da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

“O principal objetivo dessa atualização, realizada anualmente desde 2019, é garantir a rastreabilidade e a sanidade do rebanho paranaense. Assim, se houver qualquer suspeita de doença, as autoridades sanitárias têm condições de agir de forma rápida e eficaz pois acompanham a movimentação do rebanho”, sublinha Ortigara.

Essa exigência foi criada pela Secretaria da Agricultura desde o fim da vacinação obrigatória para bovinos e bubalinos no Estado. A não atualização pode causar penalidades como a restrição da GTA (Guia de Trânsito Animal), o que gera o impedimento da movimentação desses animais, bem como a aplicação de multas.

“Ter o reconhecimento internacional para estado livre de febre aftosa sem vacinação faz o Paraná mostrar segurança no controle sanitário de produções pecuárias. Não é somente não vacinar para uma doença específica, mas, estar de acordo com inúmeros controles auditáveis que demostram qualidade, rastreabilidade e segurança em todas as criações animais”, destaca Wilsek, da FAEP/SENAR.

Expectativas positivas para 2022

A análise do setor de proteína animal no Paraná é que o estado deve engrenar índices mais positivos até o fim de 2022. O Sindiavipar avalia que a expectativa de uma safra recorde de milho e a inserção de cereais de inverno na alimentação das aves possa diminuir os custos de produção. Além disso, a indústria espera abrir novos mercados ao frango paranaense.

“Nós temos a expectativa que a Guerra na Ucrânia faça com que clientes, sobretudo na Europa, e também em outros países que compram volumes menores, e que não têm conseguido importar frango da Ucrânia, estejam se voltando para importar frango do Brasil”, avalia Rodrigues.

A Secretaria da Agricultura compartilha do otimismo do Sindiavipar, também motivada pela safra de grãos e pela avaliação realizada com empresários e produtores do setor de proteína animal. Já a FAEP avalia com mais cautela o cenário e teme que as incertezas provocadas pela guerra possam levar à redução de plantel em cadeias como a suinocultura e a pecuária de leite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]