
Ouça este conteúdo
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) discutiram a criação de um Passaporte Veicular Digital, um token único com a proposta de reunir o histórico de cada veículo em blockchain, que em português significa “cadeia de blocos” — uma tecnologia de registro descentralizado que armazena informações em blocos interligados, compondo uma estrutura segura e imutável. A iniciativa busca aumentar a segurança das informações, reduzir fraudes e tornar mais ágil a transferência de propriedade.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na prática, cada automóvel seria representado por um ativo digital, com registro imutável e transparente, e rastreabilidade de dados como quilometragem, laudos e histórico de manutenção. O passaporte veicular digital ajudaria a evitar adulterações e omissões que geram insegurança a compradores e instituições financeiras.
O projeto prevê que o Tecpar e a Vetrii, sua parceira tecnológica, fiquem responsáveis pela infraestrutura, com apoio técnico do Banco BV, participante do consórcio Drex, que implementa o real digital no país. O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, ressaltou que a experiência do instituto será decisiva para a confiabilidade do sistema.
“O Tecpar é referência em tecnologia e certificação, e essa experiência poderá apoiar uma solução que garanta uma cadeia de confiança robusta e com ganhos concretos para os cidadãos”, afirmou. Já o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destacou que o passaporte veicular digital está alinhado ao processo de digitalização do órgão.
A próxima etapa será a realização de testes técnicos, com pilotos que simulem todo o fluxo de tokenização, histórico e transferência de propriedade.
VEJA TAMBÉM:
- Curitiba mira em financiamento internacional para recuperar eficiência do transporte

- Como será o leilão de privatização da primeira estatal de tecnologia da informação do país

- Com testes no Paraná, Brasil amplia uso de pedágio sem cancelas

- Paraná reduz 45% da alíquota e passa a ter o menor IPVA do país




