• Carregando...
O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e o deputado federal Filipe Barros (PL) dividem a preferência dos eleitores em Londrina.
O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e o deputado federal Filipe Barros (PL) dividem a preferência dos eleitores em Londrina.| Foto: Montagem fotográfica da Gazeta do Povo sobre imagens de Valdir Amaral / Alep e Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O deputado federal Filipe Barros (PL) e o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) foram os mais citados nos cenários apresentados pelo instituto Paraná Pesquisas na corrida para a Prefeitura de Londrina em 2024. Quando aparecem juntos na pesquisa estimulada, Barros e Amaral estão empatados dentro da margem de erro da pesquisa, e cada um deles lidera a pesquisa quando o outro não consta na lista de possíveis candidatos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O levantamento feito pela Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira (6) entrevistou 808 eleitores de Londrina entre os dias 1º e 4 de dezembro. Segundo o instituto, pelo menos 20% das entrevistas foram auditadas. A amostra estatística da população garante, de acordo com a Paraná Pesquisas, um grau de confiança de 95%. A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Indecisos lideram pesquisa espontânea em Londrina

Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados devem sugerir eles próprios os nomes em quem votariam na eleição para a Prefeitura de Londrina, oito em cada 10 eleitores se mostraram indecisos. Outros 6,6% mostraram intenção de votos em branco ou nulo. O nome mais citado é o do atual prefeito Marcelo Belinati (PP), com 9%. Por já ter sido reeleito, Belinati não pode concorrer novamente ao mesmo cargo em 2024.

Na sequência aparecem os nomes de Filipe Barros (1,5%), Tiago Amaral (0,6%), do vice-prefeito de Londrina João Mendonça (Podemos) (0,5%), do ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal Barbosa Neto (PDT) (0,4%), do ex-prefeito Alexandre Kireeff (sem partido) (0,2%), do ex-vereador e ex-deputado federal Boca Aberta (Agir) (0,2%), do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) Fernando Moraes (sem partido) (0,1%) e de Isabel Muniz (PT) (0,1%). Outros nomes citados somaram juntos 0,9%.

Filipe Barros e Tiago Amaral dividem preferência dos eleitores na pesquisa estimulada

No primeiro cenário de pesquisa estimulada, em que os nomes de possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, Filipe Barros aparece com 31,2% das intenções de voto. Empatado no limite da margem de erro aparece Tiago Amaral, com 24,4%. João Mendonça (7,3%), Fernando Moraes (6,3%) e Isabel Muniz (6,2%) completam a lista. Indecisos somam 8,3% dos entrevistados, enquanto outros 16,3% votariam em branco, nulo ou em outros candidatos.

No cenário sem Tiago Amaral, a liderança de Filipe Barros salta para 43,1%. João Mendonça (10,8%), Fernando Moraes (9,5%) e Isabel Muniz (7,3%) aparecem na sequência. Votos nulo, em Branco ou em outros candidatos somam 19,4%, enquanto outros 9,9% não souberam ou não responderam.

Quando Filipe Barros sai da disputa, Tiago Amaral lidera com 37,5%. Completam a lista João Mendonça (10,6%), Fernando Moraes (8,4%) e Isabel Muniz (7,7%). Foram 12,7% os entrevistados indecisos, e 23% dos eleitores pesquisados rejeitaram todos os nomes, demonstrando intenção de voto branco ou nulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]