• Carregando...
Usina Elétrica a Gás de Araucária  (Uega)
Usina Elétrica a Gás de Araucária (Uega)| Foto: Copel

A Petrobras informou ao mercado que vai sair da sociedade com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) na Usina Elétrica a Gás de Araucária SA (Uega), na Região Metropolitana de Curitiba. A petrolífera vai vender os 18,80% da participação que tem na termelétrica. A Copel tem 20,30% de participação, enquanto que a Copel Geração e Transmissão detém a maior parte, com 60,90%.

A Petrobras iniciou sexta-feira (3) a divulgação de oportunidade (teaser) da venda dos 18,80% na sociedade da Uega. O teaser com as informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, pode ser conferido neste link no site da Petrobras. As etapas subsequentes do projeto serão informadas pela Petrobras oportunamente ao mercado.

RECEBA PELO WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ

"Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade", explica a petrolífera em nota.

A Petrobras anunciou em 2019 que pretendia vender 15 das 16 termelétricas nas quais tinha participação. À época, o presidente da Copel, Daniel Slaviero, chegou a afirmar em conferência com investidores que a empresa teria interesse em adquirir o controle total da Uega.

Procurada nesta segunda-feira (6), a Copel informa que ainda não recebeu da Petrobras os documentos informando que vai sair da sociedade para serem avaliados. A companhia de energia ressalta ainda que o momento atual do mercado é diferente do de 2019.

Sobre a possibilidade de exercer a preferência de compra da participação da Petrobras, a Copel informa que "quando a analisar a documentação vai levar em conta o preço mínimo e a perspectiva futura da usina".

A Uega tem capacidade máxima de 484,5 megawatts que abastecem as regiões Sul e Sudeste dentro do Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina é uma das mais eficientes do país, operando com ciclo combinado: duas turbinas a gás e uma turbina a vapor.

A usina entrou em operação em 2006 para atender o sistema elétrico brasileiro na estiagem que impactou na produção de energia elétrica naquele ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]