i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Profissionais de UTIs relatam o que freou o avanço do coronavírus no Paraná
Pequeno Expediente

Profissionais de UTIs relatam o que freou o avanço do coronavírus no Paraná

    • Gazeta do Povo
    • 25/04/2020 07:00

    Em contraste com vários estados brasileiros, cujas estruturas de atendimento à saúde estão esgotadas e no limite do caos por causa da pandemia do coronavírus, o Paraná vive uma situação de relativa tranqüilidade na administração do avanço da Covid-19.

    No Hospital do Trabalhador, escolhido pelo governo estadual como unidade de referência para atendimento de casos da doença, a taxa de ocupação dos leitos de UTI ainda não ultrapassou 40%. Nesta semana, a própria secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, declarou que “graças a Deus deu errado” a previsão de explosão de casos da Covid-19 na capital.

    Nesta edição do Podcast Pequeno Expediente, os jornalistas Marcos Tosi e Roger Pereira trazem os depoimentos de três profissionais de saúde das UTIs do Complexo Hospitalar do Trabalhador. A médica Mirella Oliveira, chefe da UTI, e as enfermeiras Justina Cetnarski Maiczak e Lúcia Helena, diretora e coordenadora da enfermagem, respectivamente, destacam que o isolamento social, aliado ao planejamento e à organização para a chegada da pandemia, foram responsáveis pelos números favoráveis, até agora. A substância cloroquina não vem sendo utilizada. Elas relatam, em primeira mão, como é a luta diária contra um vírus “inteligente” que, antes mesmos de apresentar sintomas, causa muitos danos aos pulmões de alguns pacientes.

    O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.