• Carregando...
Pequeno Expediente 68
Ouça o Pequeno Expediente número 68.| Foto:

O governo do Paraná resolveu assumir nesta semana um tema com potencial para gerar tensão entre os Três Poderes: a redução do dinheiro do orçamento estadual reservado para o Legislativo e para o Judiciário. No anteprojeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020, elaborada pelo Executivo, a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) propõe, além da redução das fatias dos repasses, a retirada do dinheiro do Fundo de Participação dos Estados (FPE) do cálculo que define o valor das transferências.

A proposta de LDO foi enviada pelo governo do Paraná à Assembleia Legislativa no início da semana. Agora, cabe aos parlamentares decidirem se manterão ou não a proposta de redução feita pelo Executivo. O presidente do Legislativo, Ademar Traiano (PSDB), já admite resistência, especialmente por parte do Judiciário e do Ministério Público, mas se diz disposto a conduzir as negociações daqui para frente. A Assembleia Legislativa deve levar cerca de 60 dias para analisar o texto.

No programa Pequeno Expediente de número 68, as jornalistas Catarina Scortecci e Katia Brembatti conversam sobre quais os pontos que interferem no debate e seus possíveis desfechos. O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]