Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Epagoge

Polícia Federal mira empresas suspeitas de fraude em licitações em três estados

PF cumpre mandados em operação para desarticular uma organização suspeita de fraudar licitações (Foto: Divulgação/PF)

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (30), 22 mandados de busca e apreensão em Curitiba, Piraquara, Guaratuba, Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP), na operação nomeada Epagoge. A ação integra uma investigação para desarticular uma organização suspeita de fraudar licitações, principalmente para a compra de eletrônicos. Os mandados foram expedidos pela 9.ª Vara Federal em Curitiba.

De acordo com a polícia, a suspeita é de que empresas de um mesmo grupo tenham atuado em conjunto para prejudicar a concorrência das licitações. A investigação, que teve início em 2015, identificou que pessoas jurídicas fictícias pertencentes aos mesmos proprietários e atuando no mesmo endereço candidatavam-se simultaneamente às licitações para garantir que uma delas ganhasse o certame. A prática também permitia a manipulação de preços.

A PF informou que, de acordo com dados da Controladoria Geral da União, em 2010 e 2019, as empresas investigadas firmaram contratos com o poder público que ultrapassaram R$ 60 milhões.

O nome da operação vem da palavra grega "epagoge", que pode ser traduzida como indução.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.