Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Normas sanitárias

Polícia prende 1,3 mil pessoas em um mês de fiscalização da pandemia no Paraná

Festa clandestina encerrada pela PM em Curitiba no fim de fevereiro. (Foto: Ricardo Marajó / SMCS)

Ouça este conteúdo

Ao longo de 34 dias, as forças de segurança do Paraná interditaram 444 estabelecimentos, detiveram 1.375 pessoas e apreenderam 152 menores de 18 anos por descumprirem medidas sanitárias de prevenção da Covid-19. O balanço da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) vai de 27 de fevereiro até a última quinta-feira, 1.° de abril. No período, foram atendidas 1.442 ocorrências, principalmente pela Polícia Militar (PM). Também foram apreendidas nas operações 81 armas e 395 veículos.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

No total, foram 7.914 queixas feitas relacionadas à pandemia, principalmente de aglomerações, com festas clandestinas, e estabelecimentos funcionando irregularmente, descumprindo os decretos sanitários. Desse total, 1.442 viraram ocorrências policiais. Só de dispersão de aglomerações, foram 3.918 ações em todo o estado. Fiscais municipais que atuam em ações integradas com as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros - como é o caso da Aifu em Curitiba - multaram 639 estabelecimentos e 1.362 pessoas.

Só na capital, foram 365 pessoas presas e 12 adolescentes apreendidos pelas forças estaduais por não cumprirem a prevenção da Covid-19. A maior parte das ocorrências em Curitiba foi de dispersão de aglomerações, com 849 ações. Desde que a lei municipal 15.799/2021 entrou em vigor na capital em janeiro, permitindo autuar quem descumpre as medidas sanitárias, quase mil pessoas foram multadas pela prefeitura.

VEJA TAMBÉM:

Neste feriado de Páscoa, a Sesp reforçou a fiscalização após apelo do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, para que as pessoas não se aglomerem para evitar a transmissão do coronavírus. Neste domingo (2), os agentes que atuam no enfrentamento do coronavírus serão os primeiros servidores da segurança pública a serem vacinados contra a Covid-19. Do lote de 535.450 doses enviadas pelo Ministério da Saúde quinta-feira (1.°), 2.277 serão aplicadas em policiais, bombeiros e militares das Forças Armadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.