• Carregando...
Festa clandestina encerrada pela PM em Curitiba no fim de fevereiro.
Festa clandestina encerrada pela PM em Curitiba no fim de fevereiro.| Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Ao longo de 34 dias, as forças de segurança do Paraná interditaram 444 estabelecimentos, detiveram 1.375 pessoas e apreenderam 152 menores de 18 anos por descumprirem medidas sanitárias de prevenção da Covid-19. O balanço da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) vai de 27 de fevereiro até a última quinta-feira, 1.° de abril. No período, foram atendidas 1.442 ocorrências, principalmente pela Polícia Militar (PM). Também foram apreendidas nas operações 81 armas e 395 veículos.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

No total, foram 7.914 queixas feitas relacionadas à pandemia, principalmente de aglomerações, com festas clandestinas, e estabelecimentos funcionando irregularmente, descumprindo os decretos sanitários. Desse total, 1.442 viraram ocorrências policiais. Só de dispersão de aglomerações, foram 3.918 ações em todo o estado. Fiscais municipais que atuam em ações integradas com as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros - como é o caso da Aifu em Curitiba - multaram 639 estabelecimentos e 1.362 pessoas.

Só na capital, foram 365 pessoas presas e 12 adolescentes apreendidos pelas forças estaduais por não cumprirem a prevenção da Covid-19. A maior parte das ocorrências em Curitiba foi de dispersão de aglomerações, com 849 ações. Desde que a lei municipal 15.799/2021 entrou em vigor na capital em janeiro, permitindo autuar quem descumpre as medidas sanitárias, quase mil pessoas foram multadas pela prefeitura.

Neste feriado de Páscoa, a Sesp reforçou a fiscalização após apelo do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, para que as pessoas não se aglomerem para evitar a transmissão do coronavírus. Neste domingo (2), os agentes que atuam no enfrentamento do coronavírus serão os primeiros servidores da segurança pública a serem vacinados contra a Covid-19. Do lote de 535.450 doses enviadas pelo Ministério da Saúde quinta-feira (1.°), 2.277 serão aplicadas em policiais, bombeiros e militares das Forças Armadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]