• Carregando...
Ponta Grossa recebe vistoria do Exército em disputa por investimento de R$ 1,2 bilhão
Comitiva do Exército vistoria local de possível instalações da Escola de Sargentos de Armas| Foto: Jose Fernando Ogura / AEN

Após uma “peneira” de 18 cidades, Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, está na última fase de disputa de municípios que se candidataram para receber a nova sede da Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro, atualmente baseada em Três Corações, Minas Gerais.

Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo celular

Além de Ponta Grossa, ficaram no páreo apenas Recife (PE) e Santa Maria (RS). Nesta terça-feira (13), uma comitiva do Exército esteve na fazenda modelo de 4,5 mil hectares da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que está sendo oferecida para instalação da escola. A fazenda da Embrapa, em troca, se mudaria para uma área do Exército situada no município vizinho de Palmeira.

O diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército, general Paulo Alípio Branco Valença, o comandante da 5ª Divisão de Exército, general José Russo Assumpção Penteado, e uma comitiva técnica de engenheiros fizeram um sobrevoo e depois vistoriaram a área, acompanhados de representantes da prefeitura de Ponta Grossa e do governo paranaense.

Sediada há mais de 70 anos em Três Corações, em Minas Gerais, a Escola de Sargentos forma oficiais especializados em operações bélicas, mas pretende ampliar a abrangência e até duplicar o número de militares formados. O novo endereço deve ser definido em agosto pelo Comando-Geral do Exército. A estimativa é de investimento de R$ 1,2 bilhão para a instalação da escola, que deve receber até 2,4 mil alunos internos e formar uma nova comunidade de 9 mil pessoas.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou os diferenciais de Ponta Grossa. “Boa infraestrutura, água, energia, rodovias de qualidade e muito potencial. Não é apenas uma infraestrutura que sonhamos construir, mas que já temos no município”, sublinhou. “Essa conquista vai ser muito importante para o futuro da cidade, porque a ESA vem para ficar aqui por décadas”.

Na futura sede a ESA vai reunir toda a formação de sargentos do Exército, incluindo também outras áreas, como saúde, mecânica e aviação. “Estamos falando de 2,2 mil a 2,4 mil alunos e uma população de quase 9 mil pessoas fazendo a escola funcionar. Vamos centralizar a formação de oficiais e sargentos, que é a base do Exército Brasileiro, com a oferta de cursos de dois anos na modalidade de tecnólogo”, disse o general José Russo Assumpção Penteado.

A escola de sargentos atual já tem uma ligação especial com o Paraná. Ela leva oficialmente o nome de Escola de Sargentos das Armas Max Wolf Filho, em homenagem ao militar paranaense, nascido em 1911 no município de Rio Negro. O patrono da escola foi sargento da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e morreu em 12 de abril de 1945, na última missão na frente de combate na Segunda Guerra Mundial.

Área oferecida ao Exército fica onde hoje funciona fazenda modelo da Embrapa
Área oferecida ao Exército fica onde hoje funciona fazenda modelo da Embrapa| José Fernando Ogura/AEN
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]