• Carregando...
Centro de Inovação da Superbac
O Centro de Inovação da Superbac está localizado na cidade de Mandaguari, próximo a Maringá.| Foto: Divulgação Superbac

Com mais de 70 pesquisadores, entre eles, 20 doutores, que atuam no estudo dos solos, contribuindo para entender a nutrição e a fertilidade da terra, o Centro de Inovação da Superbac possui uma das mais modernas biofábricas da América Latina, localizada em Mandaguari, no Noroeste do Paraná, com objetivo de auxiliar o campo por meio da bioinformática.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Desde 1995, a empresa trabalha na substituição dos processos por soluções mais sustentáveis por meio da biotecnologia. A bioinformática é uma área da ciência que é relativamente nova na área da indústria. A principal função é integrar dados biológicos com dados de computação.

Um dos setores mais impactados com os produtos, pesquisas e pela bioinformática é a área agrícola. A empresa tem amostras de solo, iodo, água subterrânea [para biorremediação], tanques de piscicultura, biodigestores e raízes de plantas. Com isso, os pesquisadores analisam os dados, como os de solo, e verificam o que pode ser melhorado para uma produção mais eficiente.

A compreensão do solo e dos microrganismos fazem com que o agricultor possa ter produções sem perdas. “A ideia é entender a interação dos microrganismos e a composição dos solos para melhorar o desenvolvimento de produtos e colaborar na tomada de decisão para o manejo. Quando o agricultor conhece melhor esse componente do solo, pode pensar em uma estratégia diferente na hora de manejar o solo”, destaca Leonardo Alves, doutor em Genética e Biologia Molecular pela Unicamp e um dos responsáveis pelas pesquisas do Centro de Inovação da Superbac.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]