i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Feriado da Independência

Matinhos e Pontal abrem praias no feriadão, mas Guaratuba manterá orla fechada

    • Gazeta do Povo
    • 02/09/2020 10:28
    Matinhos terá acesso liberado às praias no feriadão
    Matinhos terá acesso liberado às praias no feriadão| Foto: Albari Rosa / Arquivo Gazeta do Povo

    Quem descer às praias do Paraná no feriadão de 7 de setembro poderá usufruir livremente da orla ou ter o acesso totalmente vedado, conforme as regras de prevenção à Covid-19 no município do balneário escolhido. A circulação está liberada nas praias de Pontal do Paraná; já em Matinhos, orla e calçadão estarão abertos apenas para atividades individuais, enquanto em Guaratuba as praias, praças e calçadão permanecerão fechados das 18h de sexta-feira até o final do feriado.

    O boletim mais recente da Secretaria de Saúde, de 01/09, mostra que os municípios do litoral paranaense têm os índices mais altos de incidência de Covid-19, de 1747 casos para cada 100 mil habitantes, contra uma média, no estado, de 1152 casos para cada 100 mil.

    Receba as notícias do Paraná no seu WhatsApp

    Em Matinhos, um novo decreto, publicado dia 31 de agosto, prevê a reabertura gradual do comércio e utilização da praia, mas com restrições. Está proibida qualquer tipo de estrutura de permanência na areia, como cadeiras, guarda-sóis e caixas térmicas. As novas regras são uma tentativa da prefeitura de diminuir o contágio do novo coronavírus no Litoral. No último fim de semana, muitos visitantes ignoraram o uso das máscaras na praia e se aglomeraram na faixa de areia.

    Quanto à prática desportiva, o decreto da prefeitura libera apenas atividades individuais, sendo vedados os esportes em dupla ou em grupos, tanto na água quanto na areia. Ambulantes devem utilizar máscaras, disponibilizar álcool em gel e ficam incumbidos de orientar os clientes a não realizar nenhum tipo de aglomeração.

    O comércio, com o novo decreto, deve seguir o horário de funcionamento específico. Serviços e atividades não essenciais podem funcionar até às 19 horas no sábado e 17 horas no domingo. Os serviços essenciais como farmácias, postos de combustível, postos de saúde, podem funcionar sem restrição de horário.

    Está permitida a abertura de restaurantes e lanchonetes aos sábados e domingos, das 11 às 16 horas, e das 18 às 22 horas. Os estabelecimentos devem respeitam lotação máxima permitida de 50% da capacidade. A comercialização de bebidas alcoólicas fica vedada durante o fim da noite e madrugada, das 22 às 6 horas. O consumo de álcool em via pública segue com proibição também no mesmo horário.

    Guaratuba fecha orla e Pontal libera o acesso, mas com distanciamento e máscara

    Em Guaratuba, estão autorizados a funcionar, com algumas restrições de horário e ocupação, os hotéis, pousadas, supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes e farmácias. O Decreto Municipal 23.523, contudo, mantém totalmente fechados para visitação no período do feriadão as praias, as praças e o calçadão da cidade. Já em relação aos balneários de Pontal do Paraná, não existe qualquer restrição de acesso no feriado prolongado da Independência. Há, no entanto, proibição de festas e funcionamento de casas noturnas, além de toque de recolher, das 24h às 05h do dia seguinte. Os idosos também estão subordinados, obrigatoriamente, ao recolhimento residencial, podendo sair de sua residência apenas no período da manhã, para realizar serviços ou compras essenciais.

    *Com informações da Tribuna do Paraná.

    3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 3 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    • A

      Armando

      ± 4 horas

      A gazeta...é campeã em foto montagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Marcos Ctba

      ± 5 horas

      A FOTO É PRATICAMENTE UM CONVITE

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    Fim dos comentários.