• Carregando...
Produção industrial teve leve retração no Paraná no início de 2022.
Produção industrial teve leve retração no Paraná no início de 2022.| Foto: Gelson Bampi/Divulgação/Fiep

A produção industrial no Paraná caiu 1% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é levemente melhor à média nacional, que registrou redução de 2,2%. No Sul, o Rio Grande do Sul foi o único que apresentou ligeira alta, 0,4%; Santa Catarina teve rendimento ainda pior do que o Paraná: -5,4%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Evânio Felippe, economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), destaca que essa desaceleração no ritmo de produção vem ocorrendo desde o fim do último trimestre do ano passado. “A política monetária no Brasil, de elevação da taxa de juros para conter a inflação, aliada à queda na renda média do brasileiro, desestimula o consumo. As famílias adiam compras, fazem cortes no orçamento e essa condição impacta na venda do comércio e, consequentemente, na produção industrial”, explica.

Os piores desempenhos nos primeiros seis meses da indústria paranaense foram do setor moveleiro (-16%), máquinas e materiais elétricos (-15,6%) e madeira (-10%). Outras áreas importantes para o estado registraram retração: alimentos (-2,5%) e setor automotivo (-2%). Entre os que ainda estão crescendo estão bebidas (27%), petróleo (3,5%), celulose e papel (3%), máquinas e equipamentos (1,5%) e produtos químicos (1%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]