• Carregando...
Projeto do aeroporto em Balsa Nova é atrair aviões de carga grande porte.
Projeto do aeroporto em Balsa Nova é atrair aviões de carga grande porte.| Foto: Pedro Serápio/Arquivo/Gazeta do Povo

O projeto de construir um aeroporto no município de Balsa Nova, gestado há alguns anos pelo Grupo JMalucelli, começa a ganhar contornos mais definidos. De acordo com informações do grupo, o aeródromo será um terminal voltado para o transporte de cargas e a aviação executiva, e contará com uma pista com 3.680 metros de comprimento e 63 metros de largura - a do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, tem 2.218 m x 45 m. A característica o torna adequado para o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Batizado Aeroporto JMalucelli, o local contará ainda com 39 mil m² de área construída - em uma área total de 3,6 milhões de metros quadrados - e uma via de acesso com oito quilômetros de comprimento que o interligará às rodovias BR-376 e BR-277 (Rodovia do Café). O projeto está sendo desenvolvido pelo escritório de arquitetura PJJ Malucelli, responsável pelos projetos de ampliação e reforma dos aeroportos Afonso Pena e de Guarulhos.

Embora ainda não fale em prazos para a implantação do novo aeroporto, o Grupo JMalucelli afirma que está preparando o projeto para solicitar a licença ambiental e poder iniciar a captação de recursos para a incorporação do empreendimento. Para garantir o investimento, não descarta fazer parcerias com empresas internacionais.

Histórico

O aeroporto em Balsa Nova faz parte dos planos do Grupo JMalucelli pelo menos desde 2013, quando foi encaminhado o primeiro pedido de autorização para uso de aeródromos em áreas privadas à Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Até 2016, o projeto não havia andado, mas em 2017 um novo pedido foi protocolado e, em 2018, o grupo obteve a aprovação necessária do Ministério dos Transporte, Portos e Aviação Civil, com a portaria nº 491, de 21 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]