• Carregando...
Quarentena dobra volume de lixo e exige cuidados extras para não espalhar o vírus
| Foto: Divulgação / PMC

O governo do estado faz um apelo à população para reforçar os cuidados na hora de descartar o lixo para evitar o contágio do coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Turismo, o volume de lixo doméstico dobrou em todo o Paraná com a quarentena da população, o que exige ainda mais atenção no descarte.

A primeira orientação é para que o lixo seja depositado em embalagens mais resistentes ou o uso de dois sacos para que os resíduos não acabem espalhados no chão. Outra orientação para que o saco de lixo não se rompa, é de preencher apenas 2/3 de sua capacidade.

“Essas atitudes reduzem o risco de contaminação de doenças, entre elas, a disseminação do coronavírus. Principalmente entre os trabalhadores da coleta de lixo durante o manuseio e armazenamento”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Márcio Nunes, que é presidente do R-20, grupo com representantes dos 399 municípios paranaense que trata de ações de logística reversa.

O secretário ainda ressalta a necessidade de cuidar de quem continua trabalhando pela população. “Como tratamos o nosso lixo é muito importante para não colocarmos em risco a vida de mais paranaenses. Se cada um fizer sua parte, estaremos todos protegidos”.

Mais lixo doméstico

O coordenador de Projetos Sustentáveis do governo do estado, Charles Carneiro, explica que os restaurantes e comércio pararam de funcionar, mas as pessoas estão produzindo mais lixo em casa. Parece ser uma transferência simples, mas a situação é mais complexa.

“O agravante é que esses setores compram no atacado e a aquisição da sociedade civil é no varejo. As pessoas em casa geram muito mais material de acondicionamento de produtos, assim como sobras e aquilo que não é aproveitável, aumentando o volume”, acrescenta.

Carneiro ressalta que outros aspectos, como mudanças de hábitos, excesso de estoque e maior interrupção no trabalho, também elevam a produção diária de lixo.

Ainda com o objetivo de preservar a saúde da categoria, a secretaria está possibilitando que as associações de catadores e municípios, caso tenham interesse, possam descartar material reciclável diretamente nos aterros sanitários, temporariamente, para reduzir o risco dos trabalhadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]