• Carregando...
Sebrae
Neste ano, o tema escolhido para a 10ª edição foi “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do País”.| Foto: Reprodução/Sebrae

Duas reportagens da Gazeta do Povo estão entre as finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Neste ano, o tema escolhido para a 10ª edição foi “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do País”. O concurso jornalístico registrou 1.899 inscrições no Brasil, 109 delas no Paraná. Após análises de especialistas, 12 trabalhos foram classificados entre os finalistas nas categorias texto, vídeo, áudio e foto.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A reportagem "Surgidos na pandemia, pequenos empreendedores se reinventam", da jornalista Ana Paula Pickler, é uma das finalistas. O trabalho conta histórias de pessoas que começaram a empreender durante a pandemia da Covid-19, como iniciaram o empreendimento e o impacto na vida delas.

"Grande parte da geração de empregos no Paraná vem dos micro e pequenos negócios. É algo em torno de 70% das vagas. Isso é muito significativo, pois mostra a importância desse setor, que, ao abrir vagas de emprego também fomenta a economia", disse a jornalista Ana Paula Pickler.

Ela também contou a alegria de ser finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo. "Minha família é formada por muitos empreendedores. Minha mãe é uma delas, sempre acompanhei de perto os percalços e também as vitórias deles. Como jornalista, por minha história pessoal e tudo mais, já me sinto uma vencedora ao ter meu nome entre os finalistas, ao lado de tantos amigos e colegas extremamente competentes e merecedores", acrescentou.

A outra finalista é a jornalista Rosana Felix com a série de reportagens "Onde empreender tem vez". As reportagens buscaram contar boas práticas dos municípios onde o emprego em microempresas mais cresceu na última década.

"O trabalho começou com um levantamento de dados exclusivos, a partir das estatísticas do Ministério do Trabalho, para localizar cidades que tiveram aumento expressivo no número de vagas criadas por microempresas. Depois disso foi feita uma pesquisa para encontrar empreendedores nesses locais com histórias que comprovavam o dinamismo observado nos dados", contou a jornalista.

Ela destacou que teve a possibilidade de conhecer um pouco mais do mundo do empreendedorismo. "A produção foi muito gratificante, localizar empreendedores para compartilhar os desafios e conquistas do dia a dia. Além disso, foram consultados especialistas de diferentes instituições para contextualizar a realidade socioeconômica de cada região, cada uma com suas particularidades", afirmou.

Os vencedores estaduais serão conhecidos durante a Feira do Empreendedor, com a premiação no dia 15 de setembro, a partir das 15h, no evento Viasoft Experience.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]