• Carregando...
Peculiaridades da vacinação no Litoral: em Guaraqueçaba, agentes de saúde utilizam embarcações – e até helicóptero – para chegar a determinadas regiões
Peculiaridades da vacinação no Litoral: em Guaraqueçaba, agentes de saúde utilizam embarcações – e até helicóptero – para chegar a determinadas regiões| Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraqueçaba

Assim como ocorreu em Curitiba, municípios do Litoral paranaense também tiveram que frear seus calendários de vacinação contra a Covid-19 quando a campanha de imunização avançava para o último grupo dos idosos, entre 60 e 64 anos. Mas a nova remessa de vacinas feita pelo Ministério da Saúde ao governo do Paraná na noite de quinta-feira (22) permitiu que, nesta sexta-feira (23), algumas prefeituras anunciassem novas datas, dando continuidade à vacinação.

A décima quarta remessa do governo federal tem 205.200 doses, que começaram a ser distribuídas para as 22 Regionais de Saúde do Paraná nesta sexta-feira (23) – para 11 regionais de saúde, o envio é feito via terrestre. É o caso dos volumes que seguem até a Regional de Paranaguá – que é composta pelos municípios de Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos, Antonina, Morretes e Guaratuba, além de Paranaguá. O governo estadual enviou 4.320 doses da AstraZeneca e 1.000 doses da CoronaVac para a Regional de Paranaguá.

Paranaguá

De acordo com o vacinômetro do governo estadual, consultado pela reportagem na tarde desta sexta-feira (23), a prefeitura de Paranaguá aplicou a primeira dose em 17.061 pessoas – destas, 8.879 também já receberam a segunda dose. O grupo prioritário na cidade é estimado em 29.754 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. No último dia 17, a prefeitura já vacinava pessoas com 60 anos, mas o processo acabou interrompido, no aguardo de uma nova remessa. Agora, a prefeitura está concentrada nas aplicações da segunda dose.

Guaraqueçaba

A prefeitura de Guaraqueçaba informou à reportagem na tarde desta sexta-feira (23) que o município recebeu 2.366 doses e aplicou 2.105 delas (somando primeira e segunda dose). O grupo prioritário na cidade é estimado em 1.892 pessoas, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, o foco ainda é a vacinação de 65 anos ou mais. Em Guaraqueçaba, lembra a prefeitura, parte da população não tem facilidade para se locomover até um ponto específico de vacinação e algumas comunidades dependem da maré. Lá existem 25 comunidades insulares e 19 comunidades rurais, cujo único acesso é a PR-405. Segundo a prefeitura, há casos em que agentes de saúde têm que passar por até quatro rios. Para fazer a vacinação, o município está contando com 12 veículos, seis embarcações e um helicóptero.

Pontal do Paraná

A prefeitura de Pontal do Paraná informou à reportagem na tarde desta sexta-feira (23) que já aplicou 4.603 primeiras doses e 1.370 segundas doses até agora. O grupo prioritário na cidade é estimado em 7.486 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. O calendário da primeira dose tinha parado no dia 20 de abril, quando foram chamadas as pessoas com 65 anos de idade. Mas, com a nova remessa desta sexta-feira (23), a prefeitura conseguiu anunciar uma nova data: o grupo de 64 anos foi chamado para se vacinar na segunda-feira (26).

Matinhos

Na tarde desta sexta-feira (23), a prefeitura de Matinhos informou à reportagem que 5.292 pessoas receberam a primeira dose e 1.355 também já receberam a segunda dose. O grupo prioritário na cidade é estimado em 9.486 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. A campanha de imunização em Matinhos parou no grupo entre 65 a 69 anos.

Antonina

A prefeitura de Antonina informou à reportagem que aplicou a primeira dose em 3.147 pessoas – destas, 1.624 também já receberam a segunda dose. O grupo prioritário na cidade é estimado em 4.976 pessoas. A prefeitura de Antonina informou em suas redes sociais que todas as primeiras doses disponíveis foram aplicadas até 17 de abril e que aguardava a remessa desta sexta-feira (23) para dar continuidade à imunização do grupo de idosos da faixa etária de 62 anos ou mais. Por enquanto, não há data.

Morretes

Segundo o vacinômetro do governo estadual, Morretes aplicou a primeira dose em 1.931 pessoas – destas, 528 também já receberam a segunda dose. O grupo prioritário na cidade é estimado em 3.791 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. A prefeitura de Morretes já está convocando idosos de 60 anos para a primeira dose da vacina neste sábado (24). Pessoas com 65 anos já estão sendo chamadas para a segunda dose na terça-feira (27).

Guaratuba

Já a prefeitura de Guaratuba aplicou a primeira dose em 4.610 pessoas – destas, 2.575 também já receberam a segunda dose, de acordo com os números do vacinômetro, do governo estadual, na tarde desta sexta-feira (23). O grupo prioritário na cidade é estimado em 9.082 pessoas, segundo o Ministério da Saúde; mas, na conta da prefeitura, o grupo prioritário tem 11.315 pessoas. No calendário mais recente da prefeitura de Guaratuba, os idosos de 64 anos estão sendo chamados para receber a primeira dose da vacina na próxima terça-feira (27).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]