• Carregando...
Itaipulândia receberá 100 mil visitantes nos nove dias de festividade no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Itaipulândia receberá 100 mil visitantes nos nove dias de festividade no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.| Foto: Luís Fotografia/Prefeitura de Itaipulândia

A pequena cidade de Itaipulândia (PR), de apenas 11,5 mil habitantes, banhada pelas águas do rio Paraná e a 1,2 mil quilômetros de distância de Aparecida (SP), receberá 100 mil visitantes nos nove dias de festividade no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, construído em homenagem à Padroeira do Brasil.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura local, o dia de maior peregrinação à imagem, que tem 26 metros de altura e pode ser vista de muito longe, será nesta quinta-feira (12), data em que se celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida e quando haverá missas em vários períodos.

O ponto alto da visitação é a chegada ao monumento, que tem recebido milhares de fiéis ao longo dos últimos dias, muitos peregrinos que percorrem grandes percursos a pé como forma de pagamento de promessas.

Este será o maior número de visitantes já recebido pelo santuário desde a inauguração há 23 anos, com um desafio que acaba de ser vencido. A base e a estrutura de apoio ficaram danificados após o tornado que passou pela região oeste do Paraná na última semana. Uma força-tarefa recolocou a estrutura em pé. “Apesar dos estragos causados pelo forte temporal na última quarta-feira (10), a comunidade se uniu com determinação e solidariedade para manter viva a tradição religiosa das celebrações”, destacou a prefeitura de Itaipulândia.

O padre Ademar Oliveira Lins, pároco de Itaipulândia, ressaltou que “a celebração de Nossa Senhora Aparecida é uma tradição que está no coração de todos os fiéis, e mesmo diante dos desafios, a comunidade mostrou seu amor e devoção à Padroeira, unindo-se para garantir que as celebrações continuassem”.


O local foi reconhecido como Polo Turístico Religioso do Paraná pela lei estadual 13.193/01. O monumento é visitado por romeiros de diversos lugares do país e do exterior, como argentinos e paraguaios. A cidade fica a apenas 70 quilômetros de distância da tríplice fronteira.

Segundo a prefeitura, a imagem fica no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude. Com 26 metros, agora deverá ocupar a segunda colocação entre as maiores esculturas de Nossa Senhora Aparecida da América Latina. A maior, com 50 metros, foi inaugurada na última semana em Aparecida (SP).

O monumento é considerado uma obra oficial pelo Vaticano e faz parte da Rota da Fé pelas Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.

A imagem foi idealizada pelo escultor e arquiteto Marcelo Francallassi, para o santuário foi inaugurado em 12 de outubro de 2000 como uma homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil, com foco à valorização da fé, da devoção e de fomento ao turismo religioso. A rota é considerada a mais importante do Paraná e uma das mais expressivas do Sul do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]