i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
R$ 100 milhões

Grupo J. Malucelli assina acordo de leniência e deve delatar esquemas de corrupção

  • 24/08/2020 12:48
Fachada da sede do Grupo J. Malucelli
Fachada da sede do Grupo J. Malucelli| Foto: Divulgação

As forças-tarefas dos casos Lava Jato e Greenfield do Ministério Público Federal (MPF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP/PR) firmaram acordo de leniência com as empresas integrantes do grupo J. Malucelli, que reconheceram participação em atos criminosos relacionados à gestão das concessões de rodovias federais no Paraná.

As principais notícias do Paraná em seu whatsapp

Entre outros fatos, as empresas colaboradoras reconheceram o pagamento de propinas para obter favorecimento em licitações e contratos desde 2009. Pelo acordo, elas pagarão, em decorrência das infrações e ilícitos revelados, R$ 100.000.000,00 em oito parcelas anuais, vencendo a primeira em 30 dias após a homologação do acordo pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e pelo Conselho Superior do MP/PR. Desse montante, R$ 20.000.000,00 serão pagos a título de multa prevista na Lei de Improbidade Administrativa, e R$ 80.000.000,00 serão pagos a título de reparação de danos; sendo o valor total revertido 27% ao Estado do Paraná e 73% à União.

A J. Malucelli era investigada nas operações Lava Jato, Sépsis, Piloto e Integração, do Ministério Público Federal, além da Rádio Patrulha, no Ministério Público Estadual. Nesta última, o empresário Joel Malucelli, presidente do grupo empresarial, chegou a ser preso, em setembro de 2018, na mesma operação que prendeu o ex-governador Beto Richa.

Estão envolvidas no acordo as empresas Cia Paranaense de Construção S/A, MLR Locações de Máquinas S/A e Televisão Icaraí Ltda., cujos prepostos, empregados, administradores, sócios e acionistas admitiram atos de improbidade administrativa e/ou infrações contra o sistema financeiro nacional, de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro oriundo de crimes contra a Administração Pública e formação de organização criminosa, entre outros.

O procurador da República Alexandre Jabur, integrante da equipe paranaense, destaca que o acordo é um marco na cooperação entre diferentes órgãos do Ministério Público. “A construção desse acordo envolveu membros do Ministério Público Federal de outras regiões do país e do Ministério Público do Paraná, comprovando mais uma vez que a atuação concertada entre os órgãos especializados de controle é o caminho mais eficaz para o combate à corrupção. Foram três estruturas especializadas, duas forças-tarefas e um GAECO, modelos de atuação de sucesso comprovado. Sem dúvida nenhuma, os fatos ilícitos trazidos pela empresa impulsionarão investigações para além do Paraná, atingindo outros Estados, havendo grande interesse público na sua celebração.”

O acordo foi integralmente homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão (Combate à Corrupção) do MPF na sua sessão do dia 6 de agosto. O colegiado também deliberou pelo levantamento do sigilo do acordo, mantendo, no entanto, o conteúdo dos anexos sob segredo de justiça até o momento de apresentação de medidas cautelares, denúncias e/ou ações cíveis quem venham a ser reveladas a partir da colaboração prestada.

No acordo assinado, além de reconhecer os ilícitos praticados e efetuar o pagamento de multa e ressarcimento de danos, as empresas se comprometeram a fornecer informações e provas relevantes sobre a participação de terceiros e a apresentar dados de movimentação financeira entre 2009 e 2018, para a investigação dos fatos. Assumiram, ainda, o compromisso de adotar medidas especiais de integridade e transparência, com o objetivo de aperfeiçoar suas políticas de governança e compliance, incluindo mecanismos de controle e fiscalização mais eficientes para evitar a repetição de condutas ilícitas no futuro, com a implantação de canal de incentivo a notícias de irregularidades. Num período de 32 meses, o grupo empresarial estará sujeito também a um regime de monitoramento independente para assegurar que o programa será efetivamente implementado. O acompanhamento será realizado por profissional especializado escolhido pelas colaboradoras a partir de uma lista tríplice

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Freitas

    24/08/2020 23:30:56

    O "Piloto" vai para a estrebaria?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      24/08/2020 22:43:07

      100 milhões? Grande troca pra entregar peixes pequenos e receber os bilhões dos precatórios. E vcs ainda acham que a justiça é o MP são sérios... Pelamordedeus.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Polaco

        24/08/2020 22:19:40

        O pior é que esses 100 milhões nem são deles, o dinheiro é nosso, roubado dos nossos impostos. Tudo acordado e para quem roubou a vida inteira o MP agora acredita que todos serão bonzinhos e vão atuar na mais cristalina transparência. Vergonha essa família que cresceu e atuou sempre na surdina e roubando dos paranaenses, como se viu agora.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          WILSON ZETI

          24/08/2020 21:59:08

          Começou a muito tempo atrás com a forte amizade do Joel com o então diretor do DER que dava todas as obras de paisagismo pra ele.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos Ctba

            24/08/2020 21:27:42

            100 milhões é pouco pelo estrago que fizeram; anos de parceria fiel com Tico Tico e Cia. saiu barato né desconto de Black Fraude,

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Fernando K.

              24/08/2020 21:16:50

              É uma graça colocar uma notícia desta. 100 milhões , por favor . Trocado para estes caras , saiu muito barato, a quantos anos estes la....ões roubam este estado? Financiam políticos a mais de um século. De todos os partidos , temos que entender que no Paraná e no Brasil não existe direita e esquerda. Existe ladrão , meio ladrão e o baixo clero.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                Intruso

                24/08/2020 21:07:30

                Ate q enfim a polícia deixou de bater nos barnabezinhos dos subúrbios e desceu o morro, nas palavras de compositor e cantor Bezerra da Silva.. https://www.youtube.com/watch?v=XkfVHjKt5qk

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  MAURO FONSECA DE MACEDO

                  24/08/2020 20:39:17

                  O acordo de leniência está mais barato do que os honorários que pagariam ao advogado...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Manoel Cesar Romero

                    24/08/2020 19:47:58

                    Joel Malucelli que vergonha......falastrão......boca aberta, amigo do betão espancador de professor....... o nosso estado do Paraná não merece essas tiriças, agua de vina....

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Manoel Cesar Romero

                      24/08/2020 19:47:57

                      Joel Malucelli que vergonha......falastrão......boca aberta, amigo do betão espancador de professor....... o nosso estado do Paraná não merece essas tiriças, agua de vina....

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zé Mané

                        24/08/2020 19:41:39

                        Só 100 milhões? É só a pontinha do iceberg!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sr. Walker

                          24/08/2020 19:33:48

                          Esse grupo só existe porque está calcado na corrupção

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Matraca Trica

                            24/08/2020 18:19:39

                            Nossa, sério? Eles tb? Quem será que vai pro molho? Vamos descobrir os políticos envolvidos? Kkkkkkkkkkk

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Daniel M

                              24/08/2020 18:17:25

                              Não existe ética nesse mundo, a humanidade é uma grande fraude.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • V

                                Vi Lopes

                                24/08/2020 17:17:02

                                Só queria saber por que o Beto Richa PSDB Amigo do Moro foi solto e continua livre e bem quietinho.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Felipe Scaramuzza

                                  24/08/2020 17:11:23

                                  Ficou barato. Soltos e certamente é parcela do que tem.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JJP

                                    24/08/2020 17:10:33

                                    será que ele irá confessar todos os atos de corrupção que praticou desde que começou a fazer obras públicas? duvido, nem 1%.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Deco Bamba

                                      24/08/2020 16:49:59

                                      De um simples armazém em um cidade pequena a um grupo corrupto. Esta é a saga de Malucelli. O criador deve estar se remoendo na cova.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        Jorge Dias

                                        24/08/2020 16:47:26

                                        Mas o pedágio continuará firme e forte com o preço que é? Se sim, na prática para o paranaense nada mudou.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Rafael

                                          24/08/2020 16:27:30

                                          Vamos ser se o MP do Paraná faz um bom trabalho ou vai fazer lambança que nem fez coma Quadro Negro, porque ficar apenas atuando contra ladrão de carro não beneficia a sociedade, o MP tem que ir atrás dos corruptos e em todos os Poderes , inclusive no Judiciário Paranaense.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Armando

                                            24/08/2020 16:13:29

                                            Só este ano....6 mil motoristas foram multados por furar o pedágio...nas rodovias federais que cortam o parana.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Cesar Antônio Gonçalves

                                              24/08/2020 15:59:08

                                              E ainda têm instituições no Brasil que querem acabar com a Lava Jato. Tem que passar esse país a limpo. Corrupção significa menos hospitais, menos escolas, menos infraestrutura e menos segurança. Tudo o que for feito para se contrapor à corrupção é meritório e abençoado.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.